Velho Chico

Já voltei de Juazeiro e Petrolina, às margens do Velho Chico. A estrada é longa e o caminho é deserto e seco, literalmente. Vê-se o tom predominantemente cinza na vegetação e come-se mal nas estradas baianas. Um dia quase inteiro para ir e outro para voltar (sem paradas, a viagem dura 6 horas de carro e 8 de ônibus).

A  delícia é ver o rio São Francisco e toda a sua grandiosidade e imponência, bem como rever os amigos. Esta quantidade de água só me fazia pensar num oceano de água doce.

 A diversão é pegar um paquête na beira do rio

 

 e atravessar para a Ilha do Rodeadouro onde há uma prainha bem legal, barracas,

 

e passar o dia curtindo a sombra (sim, porque o sol simplesmente torra os miolos de qualquer humano que se arrisque). Levar protetor é ordem, lei. 

A comilança fica convidativa: as melhores pedidas são a isca de peixe e o caldinho de surubim (com menos leite de coco, peça, senão vai sentir um certo enjôo). A batata frita estava no ponto (agradou a todos), mas a surpresa foi encontrar um bom acarajé fritinho na hora em forma de mini bolinhos, apetitoso tira-gosto para acompanhar a cerveja que precisa estar estupidamente gelada para agüentarmos o sol no Velho Chico. 

A água do rio convida a vários banhos: límpida, cristalina e doce. O frio assusta ao entrarmos pela primeira vez, mas, na verdade, é o contraponto ideal para o sol escaldante. O refresco indispensável da viagem.

 

Na volta, a gente sente o frescor do rio atiçando os mistérios mais profundos. Todos parecem curtir até o último raio de sol, porque a essa hora, os barquinhos voltam lotados.

 

Nas margens do rio, em plena sexta-feira 13, vimos, ouvimos e sentimos a assombração perto de nós. De arrepiar. E não foi lenda, não. 

Anúncios

6 Respostas para “Velho Chico

  1. Que delícia !!!!!!!!

  2. Alena, que fotos maravilhosas. Essa viagem deve ter sido simplesmente fantástica!

  3. Anna, e foi pelas boas companhias, ótimos amigos!! Sem contar qu eo rio vale demais !!!

  4. Muito lindas as fotos. Parabéns!

  5. Adorei poder visitar e ver as fotos maravilhosas do rio velho chico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s