São Francisco do Conde

Caminhar por São Francisco do Conde  é permitir-se um mergulho no tempo e no espaço. Distante apenas 66 km de Salvador, muitas vezes leva o visitante a pensar estar ainda na Bahia colonial, ao se deparar com os imponentes prédios de herança portuguesa e a Igreja de São Francisco. Muda o ângulo e pronto: temos a Ilha Cajaíba bem em frente ao porto do município de menos de 27000 habitantes. Deste modo, pode-se apreciar ainda um reduto de Mata Atlântica. De barco, outra opção, a região que envolve vários manguezais oferece passeios inesquecíveis pelas ilhas da Baía de Todos os Santos.

No passado, quando houve a segunda guerra contra os índios dos rios Paraguaçu e Jaguaripe, Mem de Sá conduziu as tropas até a região onde fica São Francisco do Conde, e demarcou as terras onde ergueria um engenho seu. O conde que se agregou ao nome do santo advém do Engenho do Conde, assim conhecido por ter sido herdado por dom Fernando de Noronha, terceiro conde de Linhares, genro de Mem de Sá. 

Do alto da cidade,  a gente pode projetar um tempo passado, há cerca de 700 anos, quando por estas paragens, neste pedacinho do recôncavo da Baía de Todos os Santos, os Tupinambás e os Caetés Negros deslizavam em canoas como as que estão agora no cais. Ou talvez imaginar Américo Vespucci, o florentino, navegando em 1 de novembro de 1501 por estas águas e encarregando-se de batizar a vila de São Francisco, a região inteirinha do recôncavo baiano e o golfão descoberto, que nominou como Baía de Todos os Santos, por ser esta a data em que os católicos comemoram os seus santos todos.

Riquíssima em manguezais, a região é excelente também para explorar redutos de Mata Atlântica ainda preservados da devastação que ocorreu nos centros urbanos.

Diversos engenhos e casas de farinha do século XVI ao XIX ainda resistem e convidam ao passeio por um Brasil colônia distante no tempo e no espaço deste país do terceiro milênio. Algumas capelas nas fazendas próximas, pertencentes a famílias ricas como a de Clemente Mariani, guardam a arte barroca e setecentista dos primórdios. No século XVIII, houve um censo que registrou em SFC 325 casas, 14 engenhos e 2724 pessoas.

Uma colcha de retalhos de seda e fustão é hoje o retrato urbano de São Francisco do Conde. Entre a rica arquitetura colonial, podemos ver prédios mais simples, como esta igrejinha de Nossa Senhora,

ou palafitas montadas sobre os oleodutos da Petrobrás e casebres miseráveis por toda a periferia. Embora seja  a cidade da riqueza do açúcar, no tempo passado, e do petróleo, na atualidade, os ecos da escravidão e da desigualdade de renda assombram ainda a população paupérrima de São Francisco do Conde. Mesmo a cidade apresentando a maior renda percapta do país( R$300.000,00 por pessoa) e a prefeitura recebendo royalties mensais de R$10.000.000,00 (dez milhões por mês!) da Petrobrás, a população não desfruta de saneamento básico, poucas ruas são asfaltadas na periferia, o serviço médico é muito precário e a educação sofrível. Há que se pensar na administração …

É comum vermos a população na janela a olhar a vida passar. Carentes, sem muitas perspectivas, parecem todos personagens do poema Cidadezinha Qualquer de Drummond.

 

A Casa da Câmera e Cadeia – até hoje  eu acho graça da ironia da Câmera e da Cadeia estarem juntas – construída no século XVIII, fica na Praça da Independência, a poucos passos do cais. 

O prédio está em bom estado de conservação e mantém a pintura tradicional das construções lusitanas, mas, apesar da importância histórica, não está tombado pelo patrimônio histórico, como quase tudo em SFC.

Aqui e ali, desponta o casario colonial, mas o ponto alto da arquitetura neste  reduto baiano é mesmo a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, construída no século XVI.  Palmeiras imperiais ao passo que anunciam a igreja também a escondem :

 

O barroco vai se revelando aos olhos mais atentos,  já na fachada principal, quando vemos a concha atrás da imagem do Santo Francisco. Se Gioto pintou toda a catedral de Assis e nos deixa embasbacados e boquiabertos, em SFC é a falta de conservação do patrimônio que nos faz sentir arrepios. A Igreja belíssima precisa de reparos urgentes embora sua fachada esteja em bom estado. 

Observe a simetria das formas, o espelhamento: maravilhas da arte .

Não foram poucos os Franciscos desta terra. A Capitania outrora pertenceu a Francisco Pereira Coutinho, o Rusticão,  doada em 05 de abril de 1534 em Évora, Portugal. Na Ponta do Padrão na Barra da Baía – Salvador , o Rusticão fundou a sua vila, conhecida posteriormente como Vila Velha ou Vila do Pereira. Interessante o dado porque nos faz viajar nas nomenclaturas do presente. O Pereira é hoje o nome de um badalado restaurante em Salvador e Vila Velha o nome de um dos mais antigos teatros da capital, importante por ter revelado no show Nós, por exemplo, nomes como Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Tom Zé.

Vou voltar a caminhar pelo recôncavo, voltarei a São Francisco do Conde. De lá, trarei mais desta nossa Bahia para a gente.

About these ads

113 Respostas para “São Francisco do Conde

  1. Ai, já estive na Bahia algumas vezes, e nunca vi essa cidade. Que pena!

  2. Quando voltar, te levo lá!

  3. Puxa! Que lugar maravilhoso, muitas histórias são preservadas até hoje, lá em São Fancisco! nunca fui lá mas pelos informações e pelas fotos, percebo que é um lugar tranquilo, especial.
    Bjsss Alena

  4. Parababéns piquitita fico feliz – o mundo é tão pequeno e o tempo é ínfimo.

  5. Parababéns piquitita fico feliz – o mundo é tão pequeno e o tempo é ínfimo, lembre da existência da primeira escola técnica em são francisco, hoje so restam as paredes .

  6. Pingback: Mãos que tecem « A vida em palavras

  7. Fico muito feliz em ver a terra em que nascir sendo vista pelo mundo todo. Parabéns

  8. george rafael de assis

    Eu moro nessa terra,ô cidade boa de morar terra
    onde a paz é adquirida por todos dela moradores
    são francisco do conde só morando pra conhecer .

  9. Achei muito interessante saber que a história de São Francisco do Conde está sendo apresentada a todo o mundo. Moro lá e acho um bom lugar de se viver apesar dos pesares.
    Parabéns, Alana pelo texto e pelas fotos estão ótimos!!!

  10. eu amo essa cidade ,
    eu ja fui la e se eu pudesse nao saia mais de la.

  11. Poxa lendo a a Revsita Veja, tive oportunidade de entrar aqui e conhecer um pouco mais do Brasil, conheço mto bem Salvador, mas confeço, qdo oportuno irei ate esta cidade conhecer nos mínimos detalhes, pois deve ser mto bom morar aí ainda mais nós que vivemos aqui no Estado de SPaulo num corre corre alucinador e nem mesmo vemos a vida passar.
    Adoraria saber mais as peculiaridades de vcs!
    Obrigado por existirem!
    Feliz ano novo e quem sabe brevemente estarei aí desfrutando dos encantos da cidade num feliz 2007.
    Abraços.
    Rô-São José do Rio Preto/SP

  12. São Francisco é uma ótima cidade !É preciso aliar a vontade do povo e de seus visitantes com a seriedade para transformá-la num lugar muito mais agradável!Sabemos do potencial de São Francisco!O mundo conhece São Francisco !São francisco foi a mola da economia sotepolitana a força do Recôcavo e essa é a nossa história!

  13. informações

  14. Jose Adauto Dantas

    Olá meu querido BRASIL, minha cidade pede socoro!!!!.
    Tira esses politicos daqui.Estão destruindo tudo, não respeitam a memória daqueles que deramaram sangue por nossa independencia, um festival de incopetência e falta de sessibilidade com á população. Mas acredito que á sociedade civil irá mudadr esse sistema perverso e devolver ao municipio a beleza que lhe é peculiar.
    Um grande abraço a todos que adimiram minha terra.

  15. Evany da Luz Sacramento

    São Francisco do Conde,cidade rica em cultura e história infelizmente não se reconhece seu potencial.Amo essa cidade por seu povo,sua beleza natural e histórica.

  16. clayton edson gomes

    Eu amo esta cidade ayualmente moro em simoes filho mas sempre que posso estou por ai,metade de minha familha ainda mora ;pai irmaos tios e tias , so que muita coisa ainda precisa muidar para ela se tornar um lugar melhor .
    ex: a politica ,e a distribuicao de renda pois so quem e de la sabe do que estou falando…

  17. O QUE EU TENHO Á DIZER DESTA MINHA CIDADE” QUE PAREÇE QUE LA O TEMPO NÃO PASSA” É SIMPLES EU AMO MINHA CIDADE NÃO Á TROCARIA POR NENHUMA

  18. Amo muito minha cidade, me orgulho de fazer parte da formação desse povo, aqui temos uma cultura rica e um povo muito alegre.

  19. Eu amo essa cidade

  20. Amei o trabalh0 de vc, espero que continue assim!!! informações sempre são necessárias.

  21. Amei o trabalh0 de vcs, espero que continuem assim!!! informações sempre são necessárias.
    Precismos saber muito mas sobre a imporância do entorno da cidade do Salvador!

  22. É impressionante o que diz uma cidade quando se sabe ler suas pedras, principalmente pra quem tem um olhar sensível como o seu.

  23. Parabéns por retratar tão bem a Cidade de São Francisco do Conde, apesar de não conhecer este recanto fiquei ainda mais inclinado a visitar. Minha mãe em recente visita encontrou em uma das Igrejas o túmulo de JOSÉ DE BITTENCOURT BERENGUER CEZAR, que era o irmão do meu tataravô. Estamos fazendo uma pesquisa da família.

  24. HEBERT CHAVES COELHO

    UMA CIDADE TÃO IMPORTANTE NA HISTORIA DE UM PAÍS MAIS ESQUECIDA PELOS SEUS DONOS REALMENTE MINHA CIDADE É MUITO LINDA VISITA-LA É SIMPLISMENTE VIAJAR NO TEMPO DA BAHIA COLÔNIA

  25. oi pessoal eu sou de salvador…um aluno.do colegio Nossa Senhora do Resgate..(brotas)
    estou fazendo uma pesquisa e gostei bastante do modo como se retrata a historia dessa cidade..
    eu n conhecia a historia d SFC..mas jah ´participei de de varias festas …inclusive varias comemorações de São João…

    quero dexar um abraço a todos…

  26. Gostei desse site
    por que esta falando de quase tudo
    de São Francisco de conde! :D

  27. Fui para la
    com o colégio sophia

  28. Oi pessoal sou de Salvador, ou seja nascido em piripiri, atualmente moro em Guarapari-ES e fiquei encantado com as informações contidas aqui.

  29. Jose Adauto Dantas

    Olá amigos, fui contratado pela prefeitura para desenvolver projetos na área de desenvolvimento estratérgico, espero contribuir muito para o sucesso de minha cidade,aposto no fortalecimento da sociedade civil e em especial na classe estudantil, desege-me sorte.
    Um grande abraço em todos.

  30. Jose Adauto Dantas

    Olá amigos, realizo projetos na área de desenvolvimento estratégico, espero contribuir muito para o sucesso de minha cidade,aposto no fortalecimento da sociedade civil e em especial da classe estudantil, desejem-me sorte.
    Um grande abraço em todos.

  31. Alice Maria Copque

    É gratificante saber q a terra natal de minha mãe e irmães está sendo visitada por todo o mundo..parabéns!!!

  32. Alice Maria Copque

    A única coisa q me chateia.é a política…Quem sofre, é o pessoal q depende dela prá sobreviver!!

  33. O QUE ESTÁ FALTANDO EM SÃO FRANCISCO DO CONDE , É SERES HUMANOS VERDADEIRAMENTE RACIONAIS…….

  34. PESSOAS QUE NÃO TENHA MEDO DE PERDER SEUS EMPREGOS, MAS QUE TENHÃO CORAGEM DE ASSUMIR SUAS VERDADEIRAS IDENTIDADE DE CIDADOES , QUE TEM UMA ARMA NAS MAOS É SÓ SABER USA-LAS………

  35. Moro em São Francisco desde que nasci e amo muito a minha terraaaaa……

  36. Sancida em Santo Amaro e criada em São Francisco essa terra eh maravilhosa de qual quer jeito….
    Amo todos que tbm moram lah…..
    bjuxxxxxx
    povo sanfranciscano

  37. Paulo Alves de Oliveira

    Conheço São Francisco do Conde desde 1986. Morei por 5 anos em Santo Amaro da Purificação e quase todos os finasi de semana, estávamos em São Francisco para saborear um bom prato de camarão. Adoro a sua arquitetura e a visão panorâmica do local. Realmente é um retorno ao período colonial sem sombras de dúvidas. Vale a penas conhecer a cidade.

  38. desejo uma oprtunidade de emprego nesta tão conceituada prefeitura,moro em Acupe,distrito de Santo Amaro,sou PEDAGOGA,ESPECIALISTA EM MEDOLOGIA NA CONTEMPORANEIDADE,e por sentir a necessidade retornei a sala de aula e hoje sou pós-graduanda em GESTÃOA AMBIENTAL E ATUAL ALUNA ESPECIAL DO MESTRADO PELA UNEB.Contatos,75-32012247 ou 71-81725038.

  39. Bom eu ñ vejo nada de mais nesta cidade !!
    pelo contrário ñ me agradahhhhhhhhhh!!!
    É uma cidade de com um alto padrão de riquezas, mais porém vemos muitas pessoas carentes precisando de ajuda sem ter!!!!
    Tem um ótimo São João mai será q esse dinheiro todo é só p festas?
    Vamos parar um pouco e pensar q muitas pessoas precisam um terço da metade desse dinheiro p alimentar seus filhos e ñ tem!!!
    Sim, queremos festas!!!
    mais também queremos empregos e atendimentos aos necessitados!!!
    Vejo mães de familiar acordar 4:00hrs da manhã para fiquarem na fila de um posto medico aguardando um atendimento e nem sabe se realmente será atendida,fora os ônibus escolares q se encontra em um estado precário!!!
    Se realmente eu parar p falar tudo eu penso dessa cidade vai sair coisas boas sim, mais em poucas quantidades!!!Isso é o q eu pens0o0o0ohhhhhhh!!

  40. Bom,

    Passei uma semaninha em São Francisco… é um lugar agradável, de pessoas muito educadas e cordiais.
    Porém me chocou saber que é um município tão rico, devido aos campos de petróleo e possui e mesmo assim o povo é tão pobre. Uma cidade com pouco comércio, não encontrei um supermercado nesta cidadezinha…sinceramente não consegui entender de que vive o povo de São Francisco!!!!

    Espero que os políticos dessa cidade com tanta história para contar possam zelas mais pelo lugar!!!

    bjus

  41. Nossa,nunca tinha ouvido falar em São Francisco do Conde…
    Quando eu for na Bahia novamente vai ser o primeiro lugar onfde vou visitar,parabéns a vocês que moram aí fiquem bem orgulhosos de onde vocês morram por que parece ser perfeito.

  42. Gente essa é minha terra natal que mao muito, e agora no mes dos festejos juninos la é a capitá do forró vcs não podem perder começa no dia 20/06 com bruno e marrone, gatinha manhosa e estakazero, dia 21/06 adelmario coelho e limao com mel, dia 22/06 flávio josé, calango aceso e nara costa esta filha da cidade e rainha do ritmo quente que contagiou o brasil o ” arrocha””, dia 23/06 bonde do forró, falamansa e zezé di camargo e lucinao, dia 24/06 calypso e calcinha preta o melhor dia na minha opinião, dia 28/06 sai aroddada, pega fogo no forró e frank aguiar e dia 29/06 fechando a festa cavaleiros do forró e carruagem de fogo tudo isso no palco principal, alemdos blocos com trio eletricos com varias atraçoes de peso da bahia, abraços e visitem essa cidade linda e abençoada por Deus!

  43. São Francisco é o retrato do descaso político, da miséria e da alienação de uma população que se deixa corromper por migalhas. Essas fotos retratam o que a cidade deveria aparentar, face um passado glorioso e que poucos guardam na memória.
    Hoje, aparenta ser uma cidade fantasma habitada por seres humanos explorados pelos que se dizem representantes legais dos SAN FRANCISCANOS.

  44. SOU FILHO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE,FILHO DE JAYME BATISTA DE JESUS,QUE MORA NA RUA MINSTRO BULCÃO VIANA,E TENHO UM GRANDE ORGULHO, E MUITO GRANDE,”TAMBÉ, SOU FRANCISCANO” E TODOS TIVERAM ESSA FELICIDADE DE NASCEREM NESSA GRANDE TERRA. BIRIBA É O MEU GRANDE AMIGO,ACOMPANHADO DE ALMEIDA E ZÉ DE BUI.BEIJOS PARA TODOS QUE VISITARAM E MORAM NESTA METROPOLE HUMANA CHAMADA SÃO FCO.DO CONDE.

    BEIJOS
    NININHO( FILHO DO SR.JAYME)

  45. é agora o momento de mudar! As eleições estão bem perto.
    Eu fiquei encantada de ver as fotos da minha cidade natal no net, jà fazem 15 anos que eu saì do paìs e consequentemente de Chico do Conde também,Espero que à cidade mude por completo!! Nao somente os pontos culminantes de cartão postal, mas que toda a população tenha direito à uma vida correta, honesta e justa, e isto eu sei que somente minha irmã poderà fazer, ela e toda à sua equipe!!
    Em frente, Rilza, em frente Sõ Francisco do conde!!!

  46. Não nasci nessa Grande Cidade, mais, adotei minha esta terra de coração. Uma cidade de muitas glorias nos idos, dando sua contribuição na Independência da Bahia e que, consolidou a Independencia do Brasil. Terra de cidadões honestos, porém que, infelizmente nas eleições passadas só foram eleitos canditados errados. Mas, no proximio dia 03 do corrente ano. Gostaria que os eleitores deste Grande Municipio escolhão os canditados honestos, competentes, transparentes e comprometidos com sua cidade.

  47. TENHO ORGULHO DE SER FILHO DE SÃO FRANCICO DO CONDE!

  48. eu tenho muito orgulho de ser de sao francisco do conde.
    quem quer conhecer esta cidade e so vir e ter certeza do que falamos.

  49. É um orgulho muito grande ver a minha cidade que é tão bonita!Pena que os governantes que por lá passaram deixaram marcas negativas e com isso nosso municipio não se desenvolve.
    Espero que apartir de hoje em diante São Francisco so tenham boas notícias

  50. Regina, que tanta cara de pau. A população inteira sabe que sua irmã tem processos por ter superfaturado borrachinhas qd era Secretaria de Educação. Como é que essa cidade poderá ir p/ frente.
    E ainda por cima foi eleita. Mais uma vez a cidade vai ficar na sargeta.

  51. O Municipio não tem só essas belezas, quando vocês aparecerem em São Francisco do Conde não deixem de visitar áreas como; Rio Joanes ( a nascente), Rio Macaco (Macaco/ Santa Elisa), Milagre de São Caetano ( Santa Elisa), Cachoeiras de Furna, as fontes de Ilha das Fontes e outros.

  52. REGINA gostaria muito de acreditar , mas infelizmente como vc disse está afastada do municipio a 15 anos . Procure saber mais da nossa cidade, do seu povo e dos políticos TORNADOS ou como queira chamar .

  53. naci na paraiba, a 43 anos moro em buenos aires, adoraria voltar ao brasil e morar na bahia, e sao francisco do conde seria o meu objetivo,poder ajudar aos velhinhos que ai moram. sou enfermeira profissional e podologa universitaria com muito amor e experiencia. adorei sao francisco, cidade colonial, tranquila, onde eu poderia viver feliz e trabalhar no que amo

  54. Olá ,
    sou Arnaldo Ramos pos graduando em gestão ambiental,pos graduado em gestão pública,graduado em Admnistração,técnico em segurança do trabalho,cursos de extensão em elaboração de projetos e captação de recuros para o 3º setor ONGs,particiepei do 5ºForum Nacional de defesa cicil em Camaçari,conferencia de intelectuais africanos e a diáspora,seminario de bitecnologia,turismo nuatico e baia de todos os santos,estudioso do terceiro setor,articulaçoes para captação de recuros par secretarias,sei tarbalahar em equipe multidisciplinar,comunicativo,agregador de valores,estou a disposiçao do mercado ou serviço publico,leio bastante,ultimamente estou na SEC,mais em busca de novas oportunidades.
    Cotatos :admarnaldoramos@yahoo.com.br ou 71 87209450
    Endereço: Acupe,Santo Amaro-Ba

  55. Um belo trabalho. Poesia e história mostrando que em andando pelo mundo, leva consigo a sensibilidade.

    Visitem http://saofranciscoquerturismo.blogspot.com

    Que mais e mais pessoas descubram São Francisco do Conde!

  56. adorei essa materia sobre são francisco do conde
    publiquei no blog da cidade
    com as devidas fontes abração lindo o seu blogg

  57. CARLINDO EVANGELISTA MATOS

    Morei em São Francisco do Conde, na década de 80,uma cidade gostosa de morar, passei quatro anos, embora enfrentei periodos dificeis, naquela época não tinha água encanada na cidade, e muitas vezes tive que deslocar para cidade de Santo Amaro para um banho.
    Construir boas amizades, a exemplo Sr. José Deraldo,Djalma Sales,Vado,Chumbinho,Carmilton Costa,Antonio de Nabô,Kata rola,D. Dinha,Rosalvo do Bar Bafo de onça,Diú, e outros mais.

  58. A cidade de São Francisco do Conde é boa de se viver. O que não presta são os politicos corruptos e incompetentes. As creches estão sem colchões e merenda para as crianças. Neste sábado, a policia espancou uma garota de 18 anos e a mesma se encontra na UTI do Hospital Geral do Estado. Aqui, as drogas correm soltas. Tem até policial militar envolvido no tráfico de drogas no municipio.

  59. sou filho da f. campinas com muito orgulho de ser
    neto de dona dudu e do senhor tertuliano ou tato
    orgulho de ser campinemse

  60. Moro e trabalho em São Francisco do Conde a mais de tres anos, estou encantado, lugar de pessoas simples e ordeiras que defendem muito bem o seu municipio, lugar de belas paisagens e locais encantadores, onde a população faz questão de manter as tradições e seus costumes, já me sinto cidadão desta grande cidade, obrigado povo de São Francisco do Conde, por me tratar tão bem, Marcelo da Farmacia.

  61. Olá! Sou filha de São Franscisco do Conde e fiquei feliz por encontrar este espaço na net com fotos tão belas e um excelente resumo sobre a existência da minha cidade.

    Coloquei seu link no meu site, após me apresentar como filha da cidade. SE NÃO FOR DO SEU AGRADO, por favor me escreva que eu retiro.

    Um grande abraço, Guel.

  62. ESSA CIDADE ERA UMA BOSTA COM ESTA PREFEITA FICOU UMA FOÇA

  63. eu estou indignado com esta miseria desta cidade, uma cidade tão rica com uma população tão pobre e a prefeita escondendo o dinheiro.

  64. apesar da cidade ser rica e muito bonita por sinal. a prefeita não paga a bolsa universitaria e nem emprega as pessoas, como ela quer qualificação se não dar oportunidade aos jovens de buscarem suas qualificações. infelizmente o que nos resta é esperar que ela ponha a mão na consciência de que faculdades e fome não esperam boa vontade de ninguém.

  65. OI GENTE EU NASCI E ME CRIEI NESSA CIDADE QUE EU AMO DE CORAÇÃO ,INFELISMENTE EU NÃO GOSTO DO MODO EM QUE VOCÊS COMANDAS A MINHA TERRA ,BRINCAR COMO SE FOSSE UMA CRIANÇA QUE ACABOU DE GANHAR UM BRINQUEDO NOVO E A IMPOGAÇÃO É LOGO NO COMEÇO DEPOIS DE ALGUM TEMPO VAI PERTENDO AVONTADE DE BRINCA PARE E ANALICE SÃO PESSOAS QUE PRECISA DE AJUDA. QUE APOSTARAM EM PREFEITA QUEM DISE QUE IRIA A VÊ MUDANÇAS QUE MUDANÇAS ESSA QUE A POPULAÇÃO QUE NÃO ACREDITOU EM VOCÊS ESTAM PASSANDO FOME ,QUERIDOS NIGUÉM PENSA IGUAL A NIGUÉM E O VOTO E LIVRE VOCÊS SABE O SIGNIFICADO DE CIDADANIA E ENTÃO PENSE SEMPRE ALTO MAS QUANDO ESTEVER LÁ NÃO OLHE PARA BAIXO VOCÊS PODEM CAIR E AQUEDA PODE SER FEIA .E OUTRA COISA SE VOCÊS TIRAREM O SÃO JOÃO DE SÃO FRANCISCO A E SIM O PO0VO VAI FICA SXEM ONDE DORMI E SEM COMER O POVO GANHA DINHEIRO NESSA EPOCA QUANDO ALUGAS SUAS CASAS E SÃO FRANCISCO TEM MUITO DINHEIRO SURFICIENTE PARA CONSTRUIR VARIAS CASA E TER A FESTA QUE E TRADIÇÃO EM SÃO FRANCISCO SE VOCÊS TERAREM A FESTA VAM ACABAR COM UM TRADIÇÃO DE ANOS PENSE NISSO …… SOU BRASILEIRA E SÃO FRANCISCANA

  66. oi men chano cintia maria s costa sales nacida nesta cidade e resedente teste munisipio que ue tanto ano que e sao f. do conde ;visite voce tanden vai gosta.

  67. adoro esa cidade tenho muitos parentes em sao francisco sempre que posso estou lá.

  68. Adoro essa cidade,tenho muitos parentes em São Francisco sempre que posso dou um pulo lá, o terrinha gostosa de viajar.

  69. Edna Gonçalves Sampaio

    Infelizmente os municipes de São Francisco do Conde escolherão errado qd apostarão em uma “mudança”????pois já conehecião a história de Rilza Valentim e principalmente do tratar dela com os moradores daqui, o que o povo quer é seu humilde emprego ou meios pelo o qual!E é claro tudo que um município precisa de infra_estrutura,saúde ,educação,social dentre outros.A aposta ainda está valida só que,05 meses e nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!E o damo da cidade enchendo o setor do pessoal de mulinquin…………….

  70. Preciso telefone de algumas pousadas, os que existem no site como 713651-1188 não existe.
    Você pode conseguir isso?
    Aguardo

  71. oi eu gostaria de saber quais são os fatos históricos dessa cidade pois lá émuito bonito e eu não sei! será que vcs poderiam me ajudar?
    obrigada!

  72. Nasci e me criei em São Francisco do Conde, meus pais João Capistrano e Clarinha viveram e morreram nessa cidade que só me traz boas recordações. Fiquei muito emocionada de ler uma forma tão bela de retratar minha cidade. Sonho com um São Francisco do Conde progressista onde seu povo tenha trabalho e dignidade e acredito que esse é o sonho de todos os filhos dessa terra maravilhosa.
    Amo essa terra e meus conterrâneos muito queridos.

  73. Morei durante 07 anos nesta cidade. É uma cidade muinto boa para curtir, e para quem trabalha na prefeitura…..
    Vim para Brasilia em 1995, e hoje vejo como os politicos deixam a desejar a sua competência em relação aos mais carentes. Gosto muinto da mesma ( cidade ), não pela dificuldade que passei mas ter feito parte de sua história como um vencedor. abraços.

  74. José Jorge do espírito

    Sou natural de São Francisco do Conde. Tendo uma formação acadêmica na qual sou graduado e bacharel em geografia e especialista em EJA, atuo ha mais de 20 anos como pesquisador da história Município onde tenho 2 livros publicados, me considero um dos maiores incentivadores na valorização da cultura e da identidade do povo de São Francisco do Conde , por isso , fico muito feliz em saber que muitas pessoas se fascinam pela minha cidade.

  75. Que bom que muitas pessoas valorizam São Francisco do Conde! Melhor ainda seria se todos valorizassem nossa cidade pelo potencial de desenvolvimento que ela tem e que poucos têm coragem de apostar. São Francisco do Conde é uma terra de belezas e riquezas naturais que, infelizmente, poucos usufruem e sabem preservar. Esta cidade vale mesmo ser visitada. Você irá se apaixonar!

  76. Amo S.Francisco do Conde,adotei essa terra pelo fato de ter construido aqui uma linda família.Tenho construído minha história com muito orgulho aqui.Cidade linda,calma,com um ar e um pôr-do- sol mais lindo de todo o planeta.Seu povo carente,mas humilde,acolhe qualque um que aqui chega.

  77. Adorei o blog dessa linda cidade…

  78. São Francisco do Conde é a cidade mais linda do planeta!Digo isso porque muitos vão embora daqui,levam anos fora,depois sem mais nem menos aparecem,principalmente a procura de emprego.A cidade ainda continua calma,fresca,com um por do sol lindissimo e apaixonante!Problemas quem não os tem?Ela ainda é o melhor lugar pra se viver.Aqui todo mundo sabe da vida de todo mundo,quando você engorda ,quando emagrece,quando está legal,quando não está!E é também a terra dos apelidos mais engraçados.Pra viver e ver tudo isso,não precisa ser graduado em nada,venha ver e confira.

  79. Minha cidade é linda de mais.

  80. MINHA CIDADE É LINDA DEMAIS

  81. AMO ESTA CIDADE ELA É UM PARAISO

  82. naeci e mora nessa cidade a 35 anos trabalho na secretaria de cultura e turismo e estou fazendo parte da transfomação da minha terra que com a nova gestão pulblica está direcionando o muniocipio para o futuro

  83. oi Do alto da cidade, a gente pode projetar um tempo passado, há cerca de 700 anos, quando por estas paragens, neste pedacinho do recôncavo da Baía de Todos os Santos, os Tupinambás e os Caetés Negros deslizavam em canoas como as que estão agora no cais. Ou talvez imaginar Américo Vespucci, o florentino, navegando em 1 de novembro de 1501 por estas águas e encarregando-se de batizar a vila de São Francisco, a região inteirinha do recôncavo baiano e o golfão descoberto, que nominou como Baía de Todos os Santos, por ser esta a data em que os católicos comemoram os seus santos todos.

    Riquíssima em manguezais, a região é excelente também para explorar redutos de Mata Atlântica ainda preservados da devastação que ocorreu nos centros urbanos.

    Diversos engenhos e casas de farinha do século XVI ao XIX ainda resistem e convidam ao passeio por um Brasil colônia distante no tempo e no espaço deste país do terceiro milênio. Algumas capelas nas fazendas próximas, pertencentes a famílias ricas como a de Clemente Mariani, guardam a arte barroca e setecentista dos primórdios. No século XVIII, houve um censo que registrou em SFC 325 casas, 14 engenhos e 2724 pessoas.

    Uma colcha de retalhos de seda e fustão é hoje o retrato urbano de São Francisco do Conde. Entre a rica arquitetura colonial, podemos ver prédios mais simples, como esta igrejinha de Nossa Senhora,

    ou palafitas montadas sobre os oleodutos da Petrobrás e casebres miseráveis por toda a periferia. Embora seja a cidade da riqueza do açúcar, no tempo passado, e do petróleo, na atualidade, os ecos da escravidão e da desigualdade de renda assombram ainda a população paupérrima de São Francisco do Conde. Mesmo a cidade apresentando a maior renda percapta do país( R$300.000,00 por pessoa) e a prefeitura recebendo royalties mensais de R$10.000.000,00 (dez milhões por mês!) da Petrobrás, a população não desfruta de saneamento básico, poucas ruas são asfaltadas na periferia, o serviço médico é muito precário e a educação sofrível. Há que se pensar na administração …

    É comum vermos a população na janela a olhar a vida passar. Carentes, sem muitas perspectivas, parecem todos personagens do poema Cidadezinha Qualquer de Drummond.

    A Casa da Câmera e Cadeia – até hoje eu acho graça da ironia da Câmera e da Cadeia estarem juntas – construída no século XVIII, fica na Praça da Independência, a poucos passos do cais.

    O prédio está em bom estado de conservação e mantém a pintura tradicional das construções lusitanas, mas, apesar da importância histórica, não está tombado pelo patrimônio histórico, como quase tudo em SFC.

    Aqui e ali, desponta o casario colonial, mas o ponto alto da arquitetura neste reduto baiano é mesmo a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, construída no século XVI. Palmeiras imperiais ao passo que anunciam a igreja também a escondem :

    O barroco vai se revelando aos olhos mais atentos, já na fachada principal, quando vemos a concha atrás da imagem do Santo Francisco. Se Gioto pintou toda a catedral de Assis e nos deixa embasbacados e boquiabertos, em SFC é a falta de conservação do patrimônio que nos faz sentir arrepios. A Igreja belíssima precisa de reparos urgentes embora sua fachada esteja em bom estado.

    Observe a simetria das formas, o espelhamento: maravilhas da arte .

    Não foram poucos os Franciscos desta terra. A Capitania outrora pertenceu a Francisco Pereira Coutinho, o Rusticão, doada em 05 de abril de 1534 em Évora, Portugal. Na Ponta do Padrão na Barra da Baía – Salvador , o Rusticão fundou a sua vila, conhecida posteriormente como Vila Velha ou Vila do Pereira. Interessante o dado porque nos faz viajar nas nomenclaturas do presente. O Pereira é hoje o nome de um badalado restaurante em Salvador e Vila Velha o nome de um dos mais antigos teatros da capital, importante por ter revelado no show Nós, por exemplo, nomes como Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Tom Zé.

    Vou voltar a caminhar pelo recôncavo, voltarei a São Francisco do Conde. De lá, trarei mais desta nossa Bahia para a gente.

    Categorias: Baianidades
    82 respostas Até agora ↓

    *

    Mani Adaia // outubro 11, 2006 às 12:56 am

    Ai, já estive na Bahia algumas vezes, e nunca vi essa cidade. Que pena!
    *

    Alena Cairo // outubro 11, 2006 às 11:35 am

    Quando voltar, te levo lá!
    *

    Adriano Fetal // outubro 11, 2006 às 1:28 pm

    Puxa! Que lugar maravilhoso, muitas histórias são preservadas até hoje, lá em São Fancisco! nunca fui lá mas pelos informações e pelas fotos, percebo que é um lugar tranquilo, especial.
    Bjsss Alena
    *

    roberto // outubro 11, 2006 às 1:32 pm

    Parababéns piquitita fico feliz – o mundo é tão pequeno e o tempo é ínfimo.
    *

    roberto // outubro 11, 2006 às 1:36 pm

    Parababéns piquitita fico feliz – o mundo é tão pequeno e o tempo é ínfimo, lembre da existência da primeira escola técnica em são francisco, hoje so restam as paredes .
    *

    Mãos que tecem « A vida em palavras // outubro 27, 2006 às 1:28 pm

    [...] Dona Leandra vende artesanato na feira em São Francisco do Conde, está cadastrada pela secretaria como artesã e seu nome aparece no site da cidade. A primeira feira de artesanato foi realizada com seu trabalho. Passou seis meses na Assistência Social ensinando às crianças a trabalharem com palha. Orgulha-se de ser professora, título de prestígio e exibe o certificado do censo da prefeitura na parede de sua casa. [...]
    *

    Val // novembro 20, 2006 às 10:05 pm

    Fico muito feliz em ver a terra em que nascir sendo vista pelo mundo todo. Parabéns
    *

    george rafael de assis // novembro 21, 2006 às 3:56 pm

    Eu moro nessa terra,ô cidade boa de morar terra
    onde a paz é adquirida por todos dela moradores
    são francisco do conde só morando pra conhecer .
    *

    Ana Carla // novembro 23, 2006 às 5:48 pm

    Achei muito interessante saber que a história de São Francisco do Conde está sendo apresentada a todo o mundo. Moro lá e acho um bom lugar de se viver apesar dos pesares.
    Parabéns, Alana pelo texto e pelas fotos estão ótimos!!!
    *

    Gessyck letticia // dezembro 16, 2006 às 11:15 am

    eu amo essa cidade ,
    eu ja fui la e se eu pudesse nao saia mais de la.
    *

    rosana // dezembro 25, 2006 às 6:06 pm

    Poxa lendo a a Revsita Veja, tive oportunidade de entrar aqui e conhecer um pouco mais do Brasil, conheço mto bem Salvador, mas confeço, qdo oportuno irei ate esta cidade conhecer nos mínimos detalhes, pois deve ser mto bom morar aí ainda mais nós que vivemos aqui no Estado de SPaulo num corre corre alucinador e nem mesmo vemos a vida passar.
    Adoraria saber mais as peculiaridades de vcs!
    Obrigado por existirem!
    Feliz ano novo e quem sabe brevemente estarei aí desfrutando dos encantos da cidade num feliz 2007.
    Abraços.
    Rô-São José do Rio Preto/SP
    *

    ALEXNALDO // janeiro 26, 2007 às 1:24 pm

    São Francisco é uma ótima cidade !É preciso aliar a vontade do povo e de seus visitantes com a seriedade para transformá-la num lugar muito mais agradável!Sabemos do potencial de São Francisco!O mundo conhece São Francisco !São francisco foi a mola da economia sotepolitana a força do Recôcavo e essa é a nossa história!
    *

    TATIANE CRUZ // fevereiro 13, 2007 às 8:36 pm

    informações
    *

    Jose Adauto Dantas // março 4, 2007 às 2:33 pm

    Olá meu querido BRASIL, minha cidade pede socoro!!!!.
    Tira esses politicos daqui.Estão destruindo tudo, não respeitam a memória daqueles que deramaram sangue por nossa independencia, um festival de incopetência e falta de sessibilidade com á população. Mas acredito que á sociedade civil irá mudadr esse sistema perverso e devolver ao municipio a beleza que lhe é peculiar.
    Um grande abraço a todos que adimiram minha terra.
    *

    Evany da Luz Sacramento // março 24, 2007 às 12:30 pm

    São Francisco do Conde,cidade rica em cultura e história infelizmente não se reconhece seu potencial.Amo essa cidade por seu povo,sua beleza natural e histórica.
    *

    clayton edson gomes // abril 4, 2007 às 4:37 pm

    Eu amo esta cidade ayualmente moro em simoes filho mas sempre que posso estou por ai,metade de minha familha ainda mora ;pai irmaos tios e tias , so que muita coisa ainda precisa muidar para ela se tornar um lugar melhor .
    ex: a politica ,e a distribuicao de renda pois so quem e de la sabe do que estou falando…
    *

    HEBERT CHAVES // abril 10, 2007 às 3:35 pm

    O QUE EU TENHO Á DIZER DESTA MINHA CIDADE” QUE PAREÇE QUE LA O TEMPO NÃO PASSA” É SIMPLES EU AMO MINHA CIDADE NÃO Á TROCARIA POR NENHUMA
    *

    Joelza Menezes // maio 1, 2007 às 10:58 pm

    Amo muito minha cidade, me orgulho de fazer parte da formação desse povo, aqui temos uma cultura rica e um povo muito alegre.
    *

    taty // maio 3, 2007 às 1:53 am

    Eu amo essa cidade
    *

    Jussara Oliveira // maio 24, 2007 às 12:42 pm

    Amei o trabalh0 de vc, espero que continue assim!!! informações sempre são necessárias.
    *

    Jussara Oliveira // maio 24, 2007 às 12:43 pm

    Amei o trabalh0 de vcs, espero que continuem assim!!! informações sempre são necessárias.
    Precismos saber muito mas sobre a imporância do entorno da cidade do Salvador!
    *

    Pablo Marinho // maio 27, 2007 às 7:19 pm

    É impressionante o que diz uma cidade quando se sabe ler suas pedras, principalmente pra quem tem um olhar sensível como o seu.
    *

    Borges // junho 22, 2007 às 9:17 pm

    Parabéns por retratar tão bem a Cidade de São Francisco do Conde, apesar de não conhecer este recanto fiquei ainda mais inclinado a visitar. Minha mãe em recente visita encontrou em uma das Igrejas o túmulo de JOSÉ DE BITTENCOURT BERENGUER CEZAR, que era o irmão do meu tataravô. Estamos fazendo uma pesquisa da família.
    *

    HEBERT CHAVES COELHO // junho 26, 2007 às 3:48 pm

    UMA CIDADE TÃO IMPORTANTE NA HISTORIA DE UM PAÍS MAIS ESQUECIDA PELOS SEUS DONOS REALMENTE MINHA CIDADE É MUITO LINDA VISITA-LA É SIMPLISMENTE VIAJAR NO TEMPO DA BAHIA COLÔNIA
    *

    Rodrigo Bazán // julho 13, 2007 às 9:52 pm

    oi pessoal eu sou de salvador…um aluno.do colegio Nossa Senhora do Resgate..(brotas)
    estou fazendo uma pesquisa e gostei bastante do modo como se retrata a historia dessa cidade..
    eu n conhecia a historia d SFC..mas jah ´participei de de varias festas …inclusive varias comemorações de São João…

    quero dexar um abraço a todos…
    *

    Lucas // setembro 30, 2007 às 5:24 pm

    Gostei desse site
    por que esta falando de quase tudo
    de São Francisco de conde!
    :D
    *

    Lucas // setembro 30, 2007 às 5:25 pm

    Fui para la
    com o colégio sophia
    *

    Caio // outubro 5, 2007 às 9:31 am

    Oi pessoal sou de Salvador, ou seja nascido em piripiri, atualmente moro em Guarapari-ES e fiquei encantado com as informações contidas aqui.
    *

    Jose Adauto Dantas // outubro 6, 2007 às 12:37 am

    Olá amigos, fui contratado pela prefeitura para desenvolver projetos na área de desenvolvimento estratérgico, espero contribuir muito para o sucesso de minha cidade,aposto no fortalecimento da sociedade civil e em especial na classe estudantil, desege-me sorte.
    Um grande abraço em todos.
    *

    Jose Adauto Dantas // outubro 6, 2007 às 12:43 am

    Olá amigos, realizo projetos na área de desenvolvimento estratégico, espero contribuir muito para o sucesso de minha cidade,aposto no fortalecimento da sociedade civil e em especial da classe estudantil, desejem-me sorte.
    Um grande abraço em todos.
    *

    Alice Maria Copque // novembro 6, 2007 às 6:39 pm

    É gratificante saber q a terra natal de minha mãe e irmães está sendo visitada por todo o mundo..parabéns!!!
    *

    Alice Maria Copque // novembro 6, 2007 às 6:41 pm

    A única coisa q me chateia.é a política…Quem sofre, é o pessoal q depende dela prá sobreviver!!
    *

    LENNY GONÇALVES // novembro 19, 2007 às 6:55 pm

    O QUE ESTÁ FALTANDO EM SÃO FRANCISCO DO CONDE , É SERES HUMANOS VERDADEIRAMENTE RACIONAIS…….
    *

    LENNY GONÇALVES // novembro 19, 2007 às 7:00 pm

    PESSOAS QUE NÃO TENHA MEDO DE PERDER SEUS EMPREGOS, MAS QUE TENHÃO CORAGEM DE ASSUMIR SUAS VERDADEIRAS IDENTIDADE DE CIDADOES , QUE TEM UMA ARMA NAS MAOS É SÓ SABER USA-LAS………
    *

    Nathalia Karoline // janeiro 17, 2008 às 7:39 pm

    Moro em São Francisco desde que nasci e amo muito a minha terraaaaa……
    *

    Nathalia Karoline // janeiro 17, 2008 às 7:41 pm

    Sancida em Santo Amaro e criada em São Francisco essa terra eh maravilhosa de qual quer jeito….
    Amo todos que tbm moram lah…..
    bjuxxxxxx
    povo sanfranciscano
    *

    Paulo Alves de Oliveira // fevereiro 17, 2008 às 3:03 am

    Conheço São Francisco do Conde desde 1986. Morei por 5 anos em Santo Amaro da Purificação e quase todos os finasi de semana, estávamos em São Francisco para saborear um bom prato de camarão. Adoro a sua arquitetura e a visão panorâmica do local. Realmente é um retorno ao período colonial sem sombras de dúvidas. Vale a penas conhecer a cidade.
    *

    LAVINIA PINHO // fevereiro 23, 2008 às 2:32 pm

    desejo uma oprtunidade de emprego nesta tão conceituada prefeitura,moro em Acupe,distrito de Santo Amaro,sou PEDAGOGA,ESPECIALISTA EM MEDOLOGIA NA CONTEMPORANEIDADE,e por sentir a necessidade retornei a sala de aula e hoje sou pós-graduanda em GESTÃOA AMBIENTAL E ATUAL ALUNA ESPECIAL DO MESTRADO PELA UNEB.Contatos,75-32012247 ou 71-81725038.
    *

    Vanessa // março 23, 2008 às 2:07 am

    Bom eu ñ vejo nada de mais nesta cidade !!
    pelo contrário ñ me agradahhhhhhhhhh!!!
    É uma cidade de com um alto padrão de riquezas, mais porém vemos muitas pessoas carentes precisando de ajuda sem ter!!!!
    Tem um ótimo São João mai será q esse dinheiro todo é só p festas?
    Vamos parar um pouco e pensar q muitas pessoas precisam um terço da metade desse dinheiro p alimentar seus filhos e ñ tem!!!
    Sim, queremos festas!!!
    mais também queremos empregos e atendimentos aos necessitados!!!
    Vejo mães de familiar acordar 4:00hrs da manhã para fiquarem na fila de um posto medico aguardando um atendimento e nem sabe se realmente será atendida,fora os ônibus escolares q se encontra em um estado precário!!!
    Se realmente eu parar p falar tudo eu penso dessa cidade vai sair coisas boas sim, mais em poucas quantidades!!!Isso é o q eu pens0o0o0ohhhhhhh!!
    *

    Tali // abril 26, 2008 às 3:30 pm

    Bom,

    Passei uma semaninha em São Francisco… é um lugar agradável, de pessoas muito educadas e cordiais.
    Porém me chocou saber que é um município tão rico, devido aos campos de petróleo e possui e mesmo assim o povo é tão pobre. Uma cidade com pouco comércio, não encontrei um supermercado nesta cidadezinha…sinceramente não consegui entender de que vive o povo de São Francisco!!!!

    Espero que os políticos dessa cidade com tanta história para contar possam zelas mais pelo lugar!!!

    bjus
    *

    Joice Kelly // junho 2, 2008 às 5:21 pm

    Nossa,nunca tinha ouvido falar em São Francisco do Conde…
    Quando eu for na Bahia novamente vai ser o primeiro lugar onfde vou visitar,parabéns a vocês que moram aí fiquem bem orgulhosos de onde vocês morram por que parece ser perfeito.
    *

    André Luis // junho 4, 2008 às 6:30 pm

    Gente essa é minha terra natal que mao muito, e agora no mes dos festejos juninos la é a capitá do forró vcs não podem perder começa no dia 20/06 com bruno e marrone, gatinha manhosa e estakazero, dia 21/06 adelmario coelho e limao com mel, dia 22/06 flávio josé, calango aceso e nara costa esta filha da cidade e rainha do ritmo quente que contagiou o brasil o ” arrocha””, dia 23/06 bonde do forró, falamansa e zezé di camargo e lucinao, dia 24/06 calypso e calcinha preta o melhor dia na minha opinião, dia 28/06 sai aroddada, pega fogo no forró e frank aguiar e dia 29/06 fechando a festa cavaleiros do forró e carruagem de fogo tudo isso no palco principal, alemdos blocos com trio eletricos com varias atraçoes de peso da bahia, abraços e visitem essa cidade linda e abençoada por Deus!
    *

    MARIA // julho 21, 2008 às 10:19 pm

    São Francisco é o retrato do descaso político, da miséria e da alienação de uma população que se deixa corromper por migalhas. Essas fotos retratam o que a cidade deveria aparentar, face um passado glorioso e que poucos guardam na memória.
    Hoje, aparenta ser uma cidade fantasma habitada por seres humanos explorados pelos que se dizem representantes legais dos SAN FRANCISCANOS.
    *

    JAYME FILHO // agosto 23, 2008 às 12:45 am

    SOU FILHO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE,FILHO DE JAYME BATISTA DE JESUS,QUE MORA NA RUA MINSTRO BULCÃO VIANA,E TENHO UM GRANDE ORGULHO, E MUITO GRANDE,”TAMBÉ, SOU FRANCISCANO” E TODOS TIVERAM ESSA FELICIDADE DE NASCEREM NESSA GRANDE TERRA. BIRIBA É O MEU GRANDE AMIGO,ACOMPANHADO DE ALMEIDA E ZÉ DE BUI.BEIJOS PARA TODOS QUE VISITARAM E MORAM NESTA METROPOLE HUMANA CHAMADA SÃO FCO.DO CONDE.

    BEIJOS
    NININHO( FILHO DO SR.JAYME)
    *

    REgina // setembro 19, 2008 às 2:58 am

    é agora o momento de mudar! As eleições estão bem perto.
    Eu fiquei encantada de ver as fotos da minha cidade natal no net, jà fazem 15 anos que eu saì do paìs e consequentemente de Chico do Conde também,Espero que à cidade mude por completo!! Nao somente os pontos culminantes de cartão postal, mas que toda a população tenha direito à uma vida correta, honesta e justa, e isto eu sei que somente minha irmã poderà fazer, ela e toda à sua equipe!!
    Em frente, Rilza, em frente Sõ Francisco do conde!!!
    *

    MELO // setembro 28, 2008 às 11:13 pm

    Não nasci nessa Grande Cidade, mais, adotei minha esta terra de coração. Uma cidade de muitas glorias nos idos, dando sua contribuição na Independência da Bahia e que, consolidou a Independencia do Brasil. Terra de cidadões honestos, porém que, infelizmente nas eleições passadas só foram eleitos canditados errados. Mas, no proximio dia 03 do corrente ano. Gostaria que os eleitores deste Grande Municipio escolhão os canditados honestos, competentes, transparentes e comprometidos com sua cidade.
    *

    MAURÍCIO CALMON // setembro 30, 2008 às 8:35 am

    TENHO ORGULHO DE SER FILHO DE SÃO FRANCICO DO CONDE!
    *

    ronaldo fonseca // outubro 13, 2008 às 11:20 pm

    eu tenho muito orgulho de ser de sao francisco do conde.
    quem quer conhecer esta cidade e so vir e ter certeza do que falamos.
    *

    Geisa Souza // outubro 13, 2008 às 11:26 pm

    É um orgulho muito grande ver a minha cidade que é tão bonita!Pena que os governantes que por lá passaram deixaram marcas negativas e com isso nosso municipio não se desenvolve.
    Espero que apartir de hoje em diante São Francisco so tenham boas notícias
    *

    Marcia // outubro 26, 2008 às 6:20 pm

    Regina, que tanta cara de pau. A população inteira sabe que sua irmã tem processos por ter superfaturado borrachinhas qd era Secretaria de Educação. Como é que essa cidade poderá ir p/ frente.
    E ainda por cima foi eleita. Mais uma vez a cidade vai ficar na sargeta.
    *

    Augusto Alves // dezembro 11, 2008 às 9:31 pm

    O Municipio não tem só essas belezas, quando vocês aparecerem em São Francisco do Conde não deixem de visitar áreas como; Rio Joanes ( a nascente), Rio Macaco (Macaco/ Santa Elisa), Milagre de São Caetano ( Santa Elisa), Cachoeiras de Furna, as fontes de Ilha das Fontes e outros.
    *

    sandra santana // dezembro 15, 2008 às 2:52 am

    REGINA gostaria muito de acreditar , mas infelizmente como vc disse está afastada do municipio a 15 anos . Procure saber mais da nossa cidade, do seu povo e dos políticos TORNADOS ou como queira chamar .
    *

    maria ivete // dezembro 21, 2008 às 11:34 am

    naci na paraiba, a 43 anos moro em buenos aires, adoraria voltar ao brasil e morar na bahia, e sao francisco do conde seria o meu objetivo,poder ajudar aos velhinhos que ai moram. sou enfermeira profissional e podologa universitaria com muito amor e experiencia. adorei sao francisco, cidade colonial, tranquila, onde eu poderia viver feliz e trabalhar no que amo
    *

    Arnaldo Ramos // dezembro 21, 2008 às 5:14 pm

    Olá ,
    sou Arnaldo Ramos pos graduando em gestão ambiental,pos graduado em gestão pública,graduado em Admnistração,técnico em segurança do trabalho,cursos de extensão em elaboração de projetos e captação de recuros para o 3º setor ONGs,particiepei do 5ºForum Nacional de defesa cicil em Camaçari,conferencia de intelectuais africanos e a diáspora,seminario de bitecnologia,turismo nuatico e baia de todos os santos,estudioso do terceiro setor,articulaçoes para captação de recuros par secretarias,sei tarbalahar em equipe multidisciplinar,comunicativo,agregador de valores,estou a disposiçao do mercado ou serviço publico,leio bastante,ultimamente estou na SEC,mais em busca de novas oportunidades.
    Cotatos :admarnaldoramos@yahoo.com.br ou 71 87209450
    Endereço: Acupe,Santo Amaro-Ba
    *

    Alcides // janeiro 31, 2009 às 5:28 pm

    Um belo trabalho. Poesia e história mostrando que em andando pelo mundo, leva consigo a sensibilidade.

    Visitem http://saofranciscoquerturismo.blogspot.com

    Que mais e mais pessoas descubram São Francisco do Conde!
    *

    paulo roberto ferreira // fevereiro 9, 2009 às 12:16 pm

    adorei essa materia sobre são francisco do conde
    publiquei no blog da cidade
    com as devidas fontes abração lindo o seu blogg
    *

    CARLINDO EVANGELISTA MATOS // fevereiro 19, 2009 às 6:22 pm

    Morei em São Francisco do Conde, na década de 80,uma cidade gostosa de morar, passei quatro anos, embora enfrentei periodos dificeis, naquela época não tinha água encanada na cidade, e muitas vezes tive que deslocar para cidade de Santo Amaro para um banho.
    Construir boas amizades, a exemplo Sr. José Deraldo,Djalma Sales,Vado,Chumbinho,Carmilton Costa,Antonio de Nabô,Kata rola,D. Dinha,Rosalvo do Bar Bafo de onça,Diú, e outros mais.
    *

    Ana // março 18, 2009 às 12:42 pm

    A cidade de São Francisco do Conde é boa de se viver. O que não presta são os politicos corruptos e incompetentes. As creches estão sem colchões e merenda para as crianças. Neste sábado, a policia espancou uma garota de 18 anos e a mesma se encontra na UTI do Hospital Geral do Estado. Aqui, as drogas correm soltas. Tem até policial militar envolvido no tráfico de drogas no municipio.
    *

    joao borges lima // março 26, 2009 às 2:24 pm

    sou filho da f. campinas com muito orgulho de ser
    neto de dona dudu e do senhor tertuliano ou tato
    orgulho de ser campinemse
    *

    Marcelo Alves // abril 19, 2009 às 5:06 pm

    Moro e trabalho em São Francisco do Conde a mais de tres anos, estou encantado, lugar de pessoas simples e ordeiras que defendem muito bem o seu municipio, lugar de belas paisagens e locais encantadores, onde a população faz questão de manter as tradições e seus costumes, já me sinto cidadão desta grande cidade, obrigado povo de São Francisco do Conde, por me tratar tão bem, Marcelo da Farmacia.
    *

    Guel Braga // abril 29, 2009 às 5:37 pm

    Olá! Sou filha de São Franscisco do Conde e fiquei feliz por encontrar este espaço na net com fotos tão belas e um excelente resumo sobre a existência da minha cidade.

    Coloquei seu link no meu site, após me apresentar como filha da cidade. SE NÃO FOR DO SEU AGRADO, por favor me escreva que eu retiro.

    Um grande abraço, Guel.
    *

    EDUARDO // maio 18, 2009 às 12:11 am

    ESSA CIDADE ERA UMA BOSTA COM ESTA PREFEITA FICOU UMA FOÇA
    *

    eduardo // maio 18, 2009 às 12:14 am

    eu estou indignado com esta miseria desta cidade, uma cidade tão rica com uma população tão pobre e a prefeita escondendo o dinheiro.
    *

    eduardo // maio 18, 2009 às 12:22 am

    apesar da cidade ser rica e muito bonita por sinal. a prefeita não paga a bolsa universitaria e nem emprega as pessoas, como ela quer qualificação se não dar oportunidade aos jovens de buscarem suas qualificações. infelizmente o que nos resta é esperar que ela ponha a mão na consciência de que faculdades e fome não esperam boa vontade de ninguém.
    *

    SANY ARAUJO // maio 21, 2009 às 2:56 pm

    OI GENTE EU NASCI E ME CRIEI NESSA CIDADE QUE EU AMO DE CORAÇÃO ,INFELISMENTE EU NÃO GOSTO DO MODO EM QUE VOCÊS COMANDAS A MINHA TERRA ,BRINCAR COMO SE FOSSE UMA CRIANÇA QUE ACABOU DE GANHAR UM BRINQUEDO NOVO E A IMPOGAÇÃO É LOGO NO COMEÇO DEPOIS DE ALGUM TEMPO VAI PERTENDO AVONTADE DE BRINCA PARE E ANALICE SÃO PESSOAS QUE PRECISA DE AJUDA. QUE APOSTARAM EM PREFEITA QUEM DISE QUE IRIA A VÊ MUDANÇAS QUE MUDANÇAS ESSA QUE A POPULAÇÃO QUE NÃO ACREDITOU EM VOCÊS ESTAM PASSANDO FOME ,QUERIDOS NIGUÉM PENSA IGUAL A NIGUÉM E O VOTO E LIVRE VOCÊS SABE O SIGNIFICADO DE CIDADANIA E ENTÃO PENSE SEMPRE ALTO MAS QUANDO ESTEVER LÁ NÃO OLHE PARA BAIXO VOCÊS PODEM CAIR E AQUEDA PODE SER FEIA .E OUTRA COISA SE VOCÊS TIRAREM O SÃO JOÃO DE SÃO FRANCISCO A E SIM O PO0VO VAI FICA SXEM ONDE DORMI E SEM COMER O POVO GANHA DINHEIRO NESSA EPOCA QUANDO ALUGAS SUAS CASAS E SÃO FRANCISCO TEM MUITO DINHEIRO SURFICIENTE PARA CONSTRUIR VARIAS CASA E TER A FESTA QUE E TRADIÇÃO EM SÃO FRANCISCO SE VOCÊS TERAREM A FESTA VAM ACABAR COM UM TRADIÇÃO DE ANOS PENSE NISSO …… SOU BRASILEIRA E SÃO FRANCISCANA
    *

    RICARDO ROCHA SALES // maio 22, 2009 às 4:20 am

    oi men chano cintia maria s costa sales nacida nesta cidade e resedente teste munisipio que ue tanto ano que e sao f. do conde ;visite voce tanden vai gosta.
    *

    mauricio andrade dos santos // maio 22, 2009 às 8:32 pm

    adoro esa cidade tenho muitos parentes em sao francisco sempre que posso estou lá.
    *

    mauricio andrade dos santos // maio 22, 2009 às 8:36 pm

    Adoro essa cidade,tenho muitos parentes em São Francisco sempre que posso dou um pulo lá, o terrinha gostosa de viajar.
    *

    Edna Gonçalves Sampaio // maio 29, 2009 às 11:55 pm

    Infelizmente os municipes de São Francisco do Conde escolherão errado qd apostarão em uma “mudança”????pois já conehecião a história de Rilza Valentim e principalmente do tratar dela com os moradores daqui, o que o povo quer é seu humilde emprego ou meios pelo o qual!E é claro tudo que um município precisa de infra_estrutura,saúde ,educação,social dentre outros.A aposta ainda está valida só que,05 meses e nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!E o damo da cidade enchendo o setor do pessoal de mulinquin…………….
    *

    joice // junho 3, 2009 às 7:42 pm

    Preciso telefone de algumas pousadas, os que existem no site como 713651-1188 não existe.
    Você pode conseguir isso?
    Aguardo
    *

    Milena // junho 16, 2009 às 5:56 pm

    oi eu gostaria de saber quais são os fatos históricos dessa cidade pois lá émuito bonito e eu não sei! será que vcs poderiam me ajudar?
    obrigada!
    *

    Jacy // julho 3, 2009 às 7:27 pm

    Nasci e me criei em São Francisco do Conde, meus pais João Capistrano e Clarinha viveram e morreram nessa cidade que só me traz boas recordações. Fiquei muito emocionada de ler uma forma tão bela de retratar minha cidade. Sonho com um São Francisco do Conde progressista onde seu povo tenha trabalho e dignidade e acredito que esse é o sonho de todos os filhos dessa terra maravilhosa.
    Amo essa terra e meus conterrâneos muito queridos.
    *

    FRANCISCO // agosto 1, 2009 às 1:40 am

    Morei durante 07 anos nesta cidade. É uma cidade muinto boa para curtir, e para quem trabalha na prefeitura…..
    Vim para Brasilia em 1995, e hoje vejo como os politicos deixam a desejar a sua competência em relação aos mais carentes. Gosto muinto da mesma ( cidade ), não pela dificuldade que passei mas ter feito parte de sua história como um vencedor. abraços.
    *

    José Jorge do espírito // agosto 16, 2009 às 10:44 pm

    Sou natural de São Francisco do Conde. Tendo uma formação acadêmica na qual sou graduado e bacharel em geografia e especialista em EJA, atuo ha mais de 20 anos como pesquisador da história Município onde tenho 2 livros publicados, me considero um dos maiores incentivadores na valorização da cultura e da identidade do povo de São Francisco do Conde , por isso , fico muito feliz em saber que muitas pessoas se fascinam pela minha cidade.
    *

    Márcia // agosto 17, 2009 às 6:39 pm

    Que bom que muitas pessoas valorizam São Francisco do Conde! Melhor ainda seria se todos valorizassem nossa cidade pelo potencial de desenvolvimento que ela tem e que poucos têm coragem de apostar. São Francisco do Conde é uma terra de belezas e riquezas naturais que, infelizmente, poucos usufruem e sabem preservar. Esta cidade vale mesmo ser visitada. Você irá se apaixonar!
    *

    Rogerio Negris // setembro 6, 2009 às 9:49 pm

    Amo S.Francisco do Conde,adotei essa terra pelo fato de ter construido aqui uma linda família.Tenho construído minha história com muito orgulho aqui.Cidade linda,calma,com um ar e um pôr-do- sol mais lindo de todo o planeta.Seu povo carente,mas humilde,acolhe qualque um que aqui chega.
    *

    leylla nascimento // setembro 13, 2009 às 7:12 pm

    Adorei o blog dessa linda cidade…
    *

    Amaro // outubro 9, 2009 às 6:11 pm

    São Francisco do Conde é a cidade mais linda do planeta!Digo isso porque muitos vão embora daqui,levam anos fora,depois sem mais nem menos aparecem,principalmente a procura de emprego.A cidade ainda continua calma,fresca,com um por do sol lindissimo e apaixonante!Problemas quem não os tem?Ela ainda é o melhor lugar pra se viver.Aqui todo mundo sabe da vida de todo mundo,quando você engorda ,quando emagrece,quando está legal,quando não está!E é também a terra dos apelidos mais engraçados.Pra viver e ver tudo isso,não precisa ser graduado em nada,venha ver e confira.
    *

    Laís Mônica // outubro 29, 2009 às 2:57 pm

    Minha cidade é linda de mais.
    *

    crisleny // novembro 20, 2009 às 12:41 am

    MINHA CIDADE É LINDA DEMAIS
    *

    JULIETE REIS // janeiro 14, 2010 às 4:48 am

    AMO ESTA CIDADE ELA É UM PARAISO
    *

    Anailton Choriça // fevereiro 25, 2010 às 6:24 pm

    naeci e mora nessa cidade a 35 anos trabalho na secretaria de cultura e turismo e estou fazendo parte da transfomação da minha terra que com a nova gestão pulblica está direcionando o muniocipio para o futuro

    Deixe um comentário
    Clique aqui para cancelar a resposta.

    Nome

    Email

    Site

    Notificar-me os comentários mais recentes via e-mail.

    Notifique-me de novos artigos por e-mail

    *
    Já gastei minhas solas por aqui
    o Baianidades (6)
    o Pra começo de conversa (3)
    *
    Quem anda pelo mundo e escreve aqui?
    Alena Cairo
    *
    Blog Stats
    o 14,049 hits
    *
    Tópicos recentes
    o Praia do Forte
    o 16
    o Museu Rodin Bahia
    o Museu Rodin na Bahia
    o Velho Chico
    *
    *
    ´Cada tempo traz histórias…
    o julho 2007 (1)
    o fevereiro 2007 (1)
    o janeiro 2007 (2)
    o outubro 2006 (4)
    o setembro 2006 (1)
    *
    Gente que gosta de viajar também passa aqui
    Anailton Choriça on São Francisco do Conde
    malu on Museu Rodin na Bahia
    malu on Museu Rodin na Bahia
    JULIETE REIS on São Francisco do Conde
    crisleny on São Francisco do Conde
    *

    outubro 2006 S T Q Q S S D
    « set jan »
    1
    2 3 4 5 6 7 8
    9 10 11 12 13 14 15
    16 17 18 19 20 21 22
    23 24 25 26 27 28 29
    30 31
    *
    Blogroll
    o A vida em palavras
    *
    Principais mensagens
    o São Francisco do Conde
    o About
    o Museu Rodin Bahia
    o Foto do blog
    *
    Meta
    o Login
    o Posts RSS
    o RSS dos comentários
    o WordPress.com

    Blog no WordPress.com. Tema: Cutline por Chris Pearson.

  84. Categorias: Baianidades
    85 respostas Até agora ↓

    *

    Mani Adaia // outubro 11, 2006 às 12:56 am

    Ai, já estive na Bahia algumas vezes, e nunca vi essa cidade. Que pena!
    *

    Alena Cairo // outubro 11, 2006 às 11:35 am

    Quando voltar, te levo lá!
    *

    Adriano Fetal // outubro 11, 2006 às 1:28 pm

    Puxa! Que lugar maravilhoso, muitas histórias são preservadas até hoje, lá em São Fancisco! nunca fui lá mas pelos informações e pelas fotos, percebo que é um lugar tranquilo, especial.
    Bjsss Alena
    *

    roberto // outubro 11, 2006 às 1:32 pm

    Parababéns piquitita fico feliz – o mundo é tão pequeno e o tempo é ínfimo.
    *

    roberto // outubro 11, 2006 às 1:36 pm

    Parababéns piquitita fico feliz – o mundo é tão pequeno e o tempo é ínfimo, lembre da existência da primeira escola técnica em são francisco, hoje so restam as paredes .
    *

    Mãos que tecem « A vida em palavras // outubro 27, 2006 às 1:28 pm

    [...] Dona Leandra vende artesanato na feira em São Francisco do Conde, está cadastrada pela secretaria como artesã e seu nome aparece no site da cidade. A primeira feira de artesanato foi realizada com seu trabalho. Passou seis meses na Assistência Social ensinando às crianças a trabalharem com palha. Orgulha-se de ser professora, título de prestígio e exibe o certificado do censo da prefeitura na parede de sua casa. [...]
    *

    Val // novembro 20, 2006 às 10:05 pm

    Fico muito feliz em ver a terra em que nascir sendo vista pelo mundo todo. Parabéns
    *

    george rafael de assis // novembro 21, 2006 às 3:56 pm

    Eu moro nessa terra,ô cidade boa de morar terra
    onde a paz é adquirida por todos dela moradores
    são francisco do conde só morando pra conhecer .
    *

    Ana Carla // novembro 23, 2006 às 5:48 pm

    Achei muito interessante saber que a história de São Francisco do Conde está sendo apresentada a todo o mundo. Moro lá e acho um bom lugar de se viver apesar dos pesares.
    Parabéns, Alana pelo texto e pelas fotos estão ótimos!!!
    *

    Gessyck letticia // dezembro 16, 2006 às 11:15 am

    eu amo essa cidade ,
    eu ja fui la e se eu pudesse nao saia mais de la.
    *

    rosana // dezembro 25, 2006 às 6:06 pm

    Poxa lendo a a Revsita Veja, tive oportunidade de entrar aqui e conhecer um pouco mais do Brasil, conheço mto bem Salvador, mas confeço, qdo oportuno irei ate esta cidade conhecer nos mínimos detalhes, pois deve ser mto bom morar aí ainda mais nós que vivemos aqui no Estado de SPaulo num corre corre alucinador e nem mesmo vemos a vida passar.
    Adoraria saber mais as peculiaridades de vcs!
    Obrigado por existirem!
    Feliz ano novo e quem sabe brevemente estarei aí desfrutando dos encantos da cidade num feliz 2007.
    Abraços.
    Rô-São José do Rio Preto/SP
    *

    ALEXNALDO // janeiro 26, 2007 às 1:24 pm

    São Francisco é uma ótima cidade !É preciso aliar a vontade do povo e de seus visitantes com a seriedade para transformá-la num lugar muito mais agradável!Sabemos do potencial de São Francisco!O mundo conhece São Francisco !São francisco foi a mola da economia sotepolitana a força do Recôcavo e essa é a nossa história!
    *

    TATIANE CRUZ // fevereiro 13, 2007 às 8:36 pm

    informações
    *

    Jose Adauto Dantas // março 4, 2007 às 2:33 pm

    Olá meu querido BRASIL, minha cidade pede socoro!!!!.
    Tira esses politicos daqui.Estão destruindo tudo, não respeitam a memória daqueles que deramaram sangue por nossa independencia, um festival de incopetência e falta de sessibilidade com á população. Mas acredito que á sociedade civil irá mudadr esse sistema perverso e devolver ao municipio a beleza que lhe é peculiar.
    Um grande abraço a todos que adimiram minha terra.
    *

    Evany da Luz Sacramento // março 24, 2007 às 12:30 pm

    São Francisco do Conde,cidade rica em cultura e história infelizmente não se reconhece seu potencial.Amo essa cidade por seu povo,sua beleza natural e histórica.
    *

    clayton edson gomes // abril 4, 2007 às 4:37 pm

    Eu amo esta cidade ayualmente moro em simoes filho mas sempre que posso estou por ai,metade de minha familha ainda mora ;pai irmaos tios e tias , so que muita coisa ainda precisa muidar para ela se tornar um lugar melhor .
    ex: a politica ,e a distribuicao de renda pois so quem e de la sabe do que estou falando…
    *

    HEBERT CHAVES // abril 10, 2007 às 3:35 pm

    O QUE EU TENHO Á DIZER DESTA MINHA CIDADE” QUE PAREÇE QUE LA O TEMPO NÃO PASSA” É SIMPLES EU AMO MINHA CIDADE NÃO Á TROCARIA POR NENHUMA
    *

    Joelza Menezes // maio 1, 2007 às 10:58 pm

    Amo muito minha cidade, me orgulho de fazer parte da formação desse povo, aqui temos uma cultura rica e um povo muito alegre.
    *

    taty // maio 3, 2007 às 1:53 am

    Eu amo essa cidade
    *

    Jussara Oliveira // maio 24, 2007 às 12:42 pm

    Amei o trabalh0 de vc, espero que continue assim!!! informações sempre são necessárias.
    *

    Jussara Oliveira // maio 24, 2007 às 12:43 pm

    Amei o trabalh0 de vcs, espero que continuem assim!!! informações sempre são necessárias.
    Precismos saber muito mas sobre a imporância do entorno da cidade do Salvador!
    *

    Pablo Marinho // maio 27, 2007 às 7:19 pm

    É impressionante o que diz uma cidade quando se sabe ler suas pedras, principalmente pra quem tem um olhar sensível como o seu.
    *

    Borges // junho 22, 2007 às 9:17 pm

    Parabéns por retratar tão bem a Cidade de São Francisco do Conde, apesar de não conhecer este recanto fiquei ainda mais inclinado a visitar. Minha mãe em recente visita encontrou em uma das Igrejas o túmulo de JOSÉ DE BITTENCOURT BERENGUER CEZAR, que era o irmão do meu tataravô. Estamos fazendo uma pesquisa da família.
    *

    HEBERT CHAVES COELHO // junho 26, 2007 às 3:48 pm

    UMA CIDADE TÃO IMPORTANTE NA HISTORIA DE UM PAÍS MAIS ESQUECIDA PELOS SEUS DONOS REALMENTE MINHA CIDADE É MUITO LINDA VISITA-LA É SIMPLISMENTE VIAJAR NO TEMPO DA BAHIA COLÔNIA
    *

    Rodrigo Bazán // julho 13, 2007 às 9:52 pm

    oi pessoal eu sou de salvador…um aluno.do colegio Nossa Senhora do Resgate..(brotas)
    estou fazendo uma pesquisa e gostei bastante do modo como se retrata a historia dessa cidade..
    eu n conhecia a historia d SFC..mas jah ´participei de de varias festas …inclusive varias comemorações de São João…

    quero dexar um abraço a todos…
    *

    Lucas // setembro 30, 2007 às 5:24 pm

    Gostei desse site
    por que esta falando de quase tudo
    de São Francisco de conde!
    :D
    *

    Lucas // setembro 30, 2007 às 5:25 pm

    Fui para la
    com o colégio sophia
    *

    Caio // outubro 5, 2007 às 9:31 am

    Oi pessoal sou de Salvador, ou seja nascido em piripiri, atualmente moro em Guarapari-ES e fiquei encantado com as informações contidas aqui.
    *

    Jose Adauto Dantas // outubro 6, 2007 às 12:37 am

    Olá amigos, fui contratado pela prefeitura para desenvolver projetos na área de desenvolvimento estratérgico, espero contribuir muito para o sucesso de minha cidade,aposto no fortalecimento da sociedade civil e em especial na classe estudantil, desege-me sorte.
    Um grande abraço em todos.
    *

    Jose Adauto Dantas // outubro 6, 2007 às 12:43 am

    Olá amigos, realizo projetos na área de desenvolvimento estratégico, espero contribuir muito para o sucesso de minha cidade,aposto no fortalecimento da sociedade civil e em especial da classe estudantil, desejem-me sorte.
    Um grande abraço em todos.
    *

    Alice Maria Copque // novembro 6, 2007 às 6:39 pm

    É gratificante saber q a terra natal de minha mãe e irmães está sendo visitada por todo o mundo..parabéns!!!
    *

    Alice Maria Copque // novembro 6, 2007 às 6:41 pm

    A única coisa q me chateia.é a política…Quem sofre, é o pessoal q depende dela prá sobreviver!!
    *

    LENNY GONÇALVES // novembro 19, 2007 às 6:55 pm

    O QUE ESTÁ FALTANDO EM SÃO FRANCISCO DO CONDE , É SERES HUMANOS VERDADEIRAMENTE RACIONAIS…….
    *

    LENNY GONÇALVES // novembro 19, 2007 às 7:00 pm

    PESSOAS QUE NÃO TENHA MEDO DE PERDER SEUS EMPREGOS, MAS QUE TENHÃO CORAGEM DE ASSUMIR SUAS VERDADEIRAS IDENTIDADE DE CIDADOES , QUE TEM UMA ARMA NAS MAOS É SÓ SABER USA-LAS………
    *

    Nathalia Karoline // janeiro 17, 2008 às 7:39 pm

    Moro em São Francisco desde que nasci e amo muito a minha terraaaaa……
    *

    Nathalia Karoline // janeiro 17, 2008 às 7:41 pm

    Sancida em Santo Amaro e criada em São Francisco essa terra eh maravilhosa de qual quer jeito….
    Amo todos que tbm moram lah…..
    bjuxxxxxx
    povo sanfranciscano
    *

    Paulo Alves de Oliveira // fevereiro 17, 2008 às 3:03 am

    Conheço São Francisco do Conde desde 1986. Morei por 5 anos em Santo Amaro da Purificação e quase todos os finasi de semana, estávamos em São Francisco para saborear um bom prato de camarão. Adoro a sua arquitetura e a visão panorâmica do local. Realmente é um retorno ao período colonial sem sombras de dúvidas. Vale a penas conhecer a cidade.
    *

    LAVINIA PINHO // fevereiro 23, 2008 às 2:32 pm

    desejo uma oprtunidade de emprego nesta tão conceituada prefeitura,moro em Acupe,distrito de Santo Amaro,sou PEDAGOGA,ESPECIALISTA EM MEDOLOGIA NA CONTEMPORANEIDADE,e por sentir a necessidade retornei a sala de aula e hoje sou pós-graduanda em GESTÃOA AMBIENTAL E ATUAL ALUNA ESPECIAL DO MESTRADO PELA UNEB.Contatos,75-32012247 ou 71-81725038.
    *

    Vanessa // março 23, 2008 às 2:07 am

    Bom eu ñ vejo nada de mais nesta cidade !!
    pelo contrário ñ me agradahhhhhhhhhh!!!
    É uma cidade de com um alto padrão de riquezas, mais porém vemos muitas pessoas carentes precisando de ajuda sem ter!!!!
    Tem um ótimo São João mai será q esse dinheiro todo é só p festas?
    Vamos parar um pouco e pensar q muitas pessoas precisam um terço da metade desse dinheiro p alimentar seus filhos e ñ tem!!!
    Sim, queremos festas!!!
    mais também queremos empregos e atendimentos aos necessitados!!!
    Vejo mães de familiar acordar 4:00hrs da manhã para fiquarem na fila de um posto medico aguardando um atendimento e nem sabe se realmente será atendida,fora os ônibus escolares q se encontra em um estado precário!!!
    Se realmente eu parar p falar tudo eu penso dessa cidade vai sair coisas boas sim, mais em poucas quantidades!!!Isso é o q eu pens0o0o0ohhhhhhh!!
    *

    Tali // abril 26, 2008 às 3:30 pm

    Bom,

    Passei uma semaninha em São Francisco… é um lugar agradável, de pessoas muito educadas e cordiais.
    Porém me chocou saber que é um município tão rico, devido aos campos de petróleo e possui e mesmo assim o povo é tão pobre. Uma cidade com pouco comércio, não encontrei um supermercado nesta cidadezinha…sinceramente não consegui entender de que vive o povo de São Francisco!!!!

    Espero que os políticos dessa cidade com tanta história para contar possam zelas mais pelo lugar!!!

    bjus
    *

    Joice Kelly // junho 2, 2008 às 5:21 pm

    Nossa,nunca tinha ouvido falar em São Francisco do Conde…
    Quando eu for na Bahia novamente vai ser o primeiro lugar onfde vou visitar,parabéns a vocês que moram aí fiquem bem orgulhosos de onde vocês morram por que parece ser perfeito.
    *

    André Luis // junho 4, 2008 às 6:30 pm

    Gente essa é minha terra natal que mao muito, e agora no mes dos festejos juninos la é a capitá do forró vcs não podem perder começa no dia 20/06 com bruno e marrone, gatinha manhosa e estakazero, dia 21/06 adelmario coelho e limao com mel, dia 22/06 flávio josé, calango aceso e nara costa esta filha da cidade e rainha do ritmo quente que contagiou o brasil o ” arrocha””, dia 23/06 bonde do forró, falamansa e zezé di camargo e lucinao, dia 24/06 calypso e calcinha preta o melhor dia na minha opinião, dia 28/06 sai aroddada, pega fogo no forró e frank aguiar e dia 29/06 fechando a festa cavaleiros do forró e carruagem de fogo tudo isso no palco principal, alemdos blocos com trio eletricos com varias atraçoes de peso da bahia, abraços e visitem essa cidade linda e abençoada por Deus!
    *

    MARIA // julho 21, 2008 às 10:19 pm

    São Francisco é o retrato do descaso político, da miséria e da alienação de uma população que se deixa corromper por migalhas. Essas fotos retratam o que a cidade deveria aparentar, face um passado glorioso e que poucos guardam na memória.
    Hoje, aparenta ser uma cidade fantasma habitada por seres humanos explorados pelos que se dizem representantes legais dos SAN FRANCISCANOS.
    *

    JAYME FILHO // agosto 23, 2008 às 12:45 am

    SOU FILHO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE,FILHO DE JAYME BATISTA DE JESUS,QUE MORA NA RUA MINSTRO BULCÃO VIANA,E TENHO UM GRANDE ORGULHO, E MUITO GRANDE,”TAMBÉ, SOU FRANCISCANO” E TODOS TIVERAM ESSA FELICIDADE DE NASCEREM NESSA GRANDE TERRA. BIRIBA É O MEU GRANDE AMIGO,ACOMPANHADO DE ALMEIDA E ZÉ DE BUI.BEIJOS PARA TODOS QUE VISITARAM E MORAM NESTA METROPOLE HUMANA CHAMADA SÃO FCO.DO CONDE.

    BEIJOS
    NININHO( FILHO DO SR.JAYME)
    *

    REgina // setembro 19, 2008 às 2:58 am

    é agora o momento de mudar! As eleições estão bem perto.
    Eu fiquei encantada de ver as fotos da minha cidade natal no net, jà fazem 15 anos que eu saì do paìs e consequentemente de Chico do Conde também,Espero que à cidade mude por completo!! Nao somente os pontos culminantes de cartão postal, mas que toda a população tenha direito à uma vida correta, honesta e justa, e isto eu sei que somente minha irmã poderà fazer, ela e toda à sua equipe!!
    Em frente, Rilza, em frente Sõ Francisco do conde!!!
    *

    MELO // setembro 28, 2008 às 11:13 pm

    Não nasci nessa Grande Cidade, mais, adotei minha esta terra de coração. Uma cidade de muitas glorias nos idos, dando sua contribuição na Independência da Bahia e que, consolidou a Independencia do Brasil. Terra de cidadões honestos, porém que, infelizmente nas eleições passadas só foram eleitos canditados errados. Mas, no proximio dia 03 do corrente ano. Gostaria que os eleitores deste Grande Municipio escolhão os canditados honestos, competentes, transparentes e comprometidos com sua cidade.
    *

    MAURÍCIO CALMON // setembro 30, 2008 às 8:35 am

    TENHO ORGULHO DE SER FILHO DE SÃO FRANCICO DO CONDE!
    *

    ronaldo fonseca // outubro 13, 2008 às 11:20 pm

    eu tenho muito orgulho de ser de sao francisco do conde.
    quem quer conhecer esta cidade e so vir e ter certeza do que falamos.
    *

    Geisa Souza // outubro 13, 2008 às 11:26 pm

    É um orgulho muito grande ver a minha cidade que é tão bonita!Pena que os governantes que por lá passaram deixaram marcas negativas e com isso nosso municipio não se desenvolve.
    Espero que apartir de hoje em diante São Francisco so tenham boas notícias
    *

    Marcia // outubro 26, 2008 às 6:20 pm

    Regina, que tanta cara de pau. A população inteira sabe que sua irmã tem processos por ter superfaturado borrachinhas qd era Secretaria de Educação. Como é que essa cidade poderá ir p/ frente.
    E ainda por cima foi eleita. Mais uma vez a cidade vai ficar na sargeta.
    *

    Augusto Alves // dezembro 11, 2008 às 9:31 pm

    O Municipio não tem só essas belezas, quando vocês aparecerem em São Francisco do Conde não deixem de visitar áreas como; Rio Joanes ( a nascente), Rio Macaco (Macaco/ Santa Elisa), Milagre de São Caetano ( Santa Elisa), Cachoeiras de Furna, as fontes de Ilha das Fontes e outros.
    *

    sandra santana // dezembro 15, 2008 às 2:52 am

    REGINA gostaria muito de acreditar , mas infelizmente como vc disse está afastada do municipio a 15 anos . Procure saber mais da nossa cidade, do seu povo e dos políticos TORNADOS ou como queira chamar .
    *

    maria ivete // dezembro 21, 2008 às 11:34 am

    naci na paraiba, a 43 anos moro em buenos aires, adoraria voltar ao brasil e morar na bahia, e sao francisco do conde seria o meu objetivo,poder ajudar aos velhinhos que ai moram. sou enfermeira profissional e podologa universitaria com muito amor e experiencia. adorei sao francisco, cidade colonial, tranquila, onde eu poderia viver feliz e trabalhar no que amo
    *

    Arnaldo Ramos // dezembro 21, 2008 às 5:14 pm

    Olá ,
    sou Arnaldo Ramos pos graduando em gestão ambiental,pos graduado em gestão pública,graduado em Admnistração,técnico em segurança do trabalho,cursos de extensão em elaboração de projetos e captação de recuros para o 3º setor ONGs,particiepei do 5ºForum Nacional de defesa cicil em Camaçari,conferencia de intelectuais africanos e a diáspora,seminario de bitecnologia,turismo nuatico e baia de todos os santos,estudioso do terceiro setor,articulaçoes para captação de recuros par secretarias,sei tarbalahar em equipe multidisciplinar,comunicativo,agregador de valores,estou a disposiçao do mercado ou serviço publico,leio bastante,ultimamente estou na SEC,mais em busca de novas oportunidades.
    Cotatos :admarnaldoramos@yahoo.com.br ou 71 87209450
    Endereço: Acupe,Santo Amaro-Ba
    *

    Alcides // janeiro 31, 2009 às 5:28 pm

    Um belo trabalho. Poesia e história mostrando que em andando pelo mundo, leva consigo a sensibilidade.

    Visitem http://saofranciscoquerturismo.blogspot.com

    Que mais e mais pessoas descubram São Francisco do Conde!
    *

    paulo roberto ferreira // fevereiro 9, 2009 às 12:16 pm

    adorei essa materia sobre são francisco do conde
    publiquei no blog da cidade
    com as devidas fontes abração lindo o seu blogg
    *

    CARLINDO EVANGELISTA MATOS // fevereiro 19, 2009 às 6:22 pm

    Morei em São Francisco do Conde, na década de 80,uma cidade gostosa de morar, passei quatro anos, embora enfrentei periodos dificeis, naquela época não tinha água encanada na cidade, e muitas vezes tive que deslocar para cidade de Santo Amaro para um banho.
    Construir boas amizades, a exemplo Sr. José Deraldo,Djalma Sales,Vado,Chumbinho,Carmilton Costa,Antonio de Nabô,Kata rola,D. Dinha,Rosalvo do Bar Bafo de onça,Diú, e outros mais.
    *

    Ana // março 18, 2009 às 12:42 pm

    A cidade de São Francisco do Conde é boa de se viver. O que não presta são os politicos corruptos e incompetentes. As creches estão sem colchões e merenda para as crianças. Neste sábado, a policia espancou uma garota de 18 anos e a mesma se encontra na UTI do Hospital Geral do Estado. Aqui, as drogas correm soltas. Tem até policial militar envolvido no tráfico de drogas no municipio.
    *

    joao borges lima // março 26, 2009 às 2:24 pm

    sou filho da f. campinas com muito orgulho de ser
    neto de dona dudu e do senhor tertuliano ou tato
    orgulho de ser campinemse
    *

    Marcelo Alves // abril 19, 2009 às 5:06 pm

    Moro e trabalho em São Francisco do Conde a mais de tres anos, estou encantado, lugar de pessoas simples e ordeiras que defendem muito bem o seu municipio, lugar de belas paisagens e locais encantadores, onde a população faz questão de manter as tradições e seus costumes, já me sinto cidadão desta grande cidade, obrigado povo de São Francisco do Conde, por me tratar tão bem, Marcelo da Farmacia.
    *

    Guel Braga // abril 29, 2009 às 5:37 pm

    Olá! Sou filha de São Franscisco do Conde e fiquei feliz por encontrar este espaço na net com fotos tão belas e um excelente resumo sobre a existência da minha cidade.

    Coloquei seu link no meu site, após me apresentar como filha da cidade. SE NÃO FOR DO SEU AGRADO, por favor me escreva que eu retiro.

    Um grande abraço, Guel.
    *

    EDUARDO // maio 18, 2009 às 12:11 am

    ESSA CIDADE ERA UMA BOSTA COM ESTA PREFEITA FICOU UMA FOÇA
    *

    eduardo // maio 18, 2009 às 12:14 am

    eu estou indignado com esta miseria desta cidade, uma cidade tão rica com uma população tão pobre e a prefeita escondendo o dinheiro.
    *

    eduardo // maio 18, 2009 às 12:22 am

    apesar da cidade ser rica e muito bonita por sinal. a prefeita não paga a bolsa universitaria e nem emprega as pessoas, como ela quer qualificação se não dar oportunidade aos jovens de buscarem suas qualificações. infelizmente o que nos resta é esperar que ela ponha a mão na consciência de que faculdades e fome não esperam boa vontade de ninguém.
    *

    SANY ARAUJO // maio 21, 2009 às 2:56 pm

    OI GENTE EU NASCI E ME CRIEI NESSA CIDADE QUE EU AMO DE CORAÇÃO ,INFELISMENTE EU NÃO GOSTO DO MODO EM QUE VOCÊS COMANDAS A MINHA TERRA ,BRINCAR COMO SE FOSSE UMA CRIANÇA QUE ACABOU DE GANHAR UM BRINQUEDO NOVO E A IMPOGAÇÃO É LOGO NO COMEÇO DEPOIS DE ALGUM TEMPO VAI PERTENDO AVONTADE DE BRINCA PARE E ANALICE SÃO PESSOAS QUE PRECISA DE AJUDA. QUE APOSTARAM EM PREFEITA QUEM DISE QUE IRIA A VÊ MUDANÇAS QUE MUDANÇAS ESSA QUE A POPULAÇÃO QUE NÃO ACREDITOU EM VOCÊS ESTAM PASSANDO FOME ,QUERIDOS NIGUÉM PENSA IGUAL A NIGUÉM E O VOTO E LIVRE VOCÊS SABE O SIGNIFICADO DE CIDADANIA E ENTÃO PENSE SEMPRE ALTO MAS QUANDO ESTEVER LÁ NÃO OLHE PARA BAIXO VOCÊS PODEM CAIR E AQUEDA PODE SER FEIA .E OUTRA COISA SE VOCÊS TIRAREM O SÃO JOÃO DE SÃO FRANCISCO A E SIM O PO0VO VAI FICA SXEM ONDE DORMI E SEM COMER O POVO GANHA DINHEIRO NESSA EPOCA QUANDO ALUGAS SUAS CASAS E SÃO FRANCISCO TEM MUITO DINHEIRO SURFICIENTE PARA CONSTRUIR VARIAS CASA E TER A FESTA QUE E TRADIÇÃO EM SÃO FRANCISCO SE VOCÊS TERAREM A FESTA VAM ACABAR COM UM TRADIÇÃO DE ANOS PENSE NISSO …… SOU BRASILEIRA E SÃO FRANCISCANA
    *

    RICARDO ROCHA SALES // maio 22, 2009 às 4:20 am

    oi men chano cintia maria s costa sales nacida nesta cidade e resedente teste munisipio que ue tanto ano que e sao f. do conde ;visite voce tanden vai gosta.
    *

    mauricio andrade dos santos // maio 22, 2009 às 8:32 pm

    adoro esa cidade tenho muitos parentes em sao francisco sempre que posso estou lá.
    *

    mauricio andrade dos santos // maio 22, 2009 às 8:36 pm

    Adoro essa cidade,tenho muitos parentes em São Francisco sempre que posso dou um pulo lá, o terrinha gostosa de viajar.
    *

    Edna Gonçalves Sampaio // maio 29, 2009 às 11:55 pm

    Infelizmente os municipes de São Francisco do Conde escolherão errado qd apostarão em uma “mudança”????pois já conehecião a história de Rilza Valentim e principalmente do tratar dela com os moradores daqui, o que o povo quer é seu humilde emprego ou meios pelo o qual!E é claro tudo que um município precisa de infra_estrutura,saúde ,educação,social dentre outros.A aposta ainda está valida só que,05 meses e nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!E o damo da cidade enchendo o setor do pessoal de mulinquin…………….
    *

    joice // junho 3, 2009 às 7:42 pm

    Preciso telefone de algumas pousadas, os que existem no site como 713651-1188 não existe.
    Você pode conseguir isso?
    Aguardo
    *

    Milena // junho 16, 2009 às 5:56 pm

    oi eu gostaria de saber quais são os fatos históricos dessa cidade pois lá émuito bonito e eu não sei! será que vcs poderiam me ajudar?
    obrigada!
    *

    Jacy // julho 3, 2009 às 7:27 pm

    Nasci e me criei em São Francisco do Conde, meus pais João Capistrano e Clarinha viveram e morreram nessa cidade que só me traz boas recordações. Fiquei muito emocionada de ler uma forma tão bela de retratar minha cidade. Sonho com um São Francisco do Conde progressista onde seu povo tenha trabalho e dignidade e acredito que esse é o sonho de todos os filhos dessa terra maravilhosa.
    Amo essa terra e meus conterrâneos muito queridos.
    *

    FRANCISCO // agosto 1, 2009 às 1:40 am

    Morei durante 07 anos nesta cidade. É uma cidade muinto boa para curtir, e para quem trabalha na prefeitura…..
    Vim para Brasilia em 1995, e hoje vejo como os politicos deixam a desejar a sua competência em relação aos mais carentes. Gosto muinto da mesma ( cidade ), não pela dificuldade que passei mas ter feito parte de sua história como um vencedor. abraços.
    *

    José Jorge do espírito // agosto 16, 2009 às 10:44 pm

    Sou natural de São Francisco do Conde. Tendo uma formação acadêmica na qual sou graduado e bacharel em geografia e especialista em EJA, atuo ha mais de 20 anos como pesquisador da história Município onde tenho 2 livros publicados, me considero um dos maiores incentivadores na valorização da cultura e da identidade do povo de São Francisco do Conde , por isso , fico muito feliz em saber que muitas pessoas se fascinam pela minha cidade.
    *

    Márcia // agosto 17, 2009 às 6:39 pm

    Que bom que muitas pessoas valorizam São Francisco do Conde! Melhor ainda seria se todos valorizassem nossa cidade pelo potencial de desenvolvimento que ela tem e que poucos têm coragem de apostar. São Francisco do Conde é uma terra de belezas e riquezas naturais que, infelizmente, poucos usufruem e sabem preservar. Esta cidade vale mesmo ser visitada. Você irá se apaixonar!
    *

    Rogerio Negris // setembro 6, 2009 às 9:49 pm

    Amo S.Francisco do Conde,adotei essa terra pelo fato de ter construido aqui uma linda família.Tenho construído minha história com muito orgulho aqui.Cidade linda,calma,com um ar e um pôr-do- sol mais lindo de todo o planeta.Seu povo carente,mas humilde,acolhe qualque um que aqui chega.
    *

    leylla nascimento // setembro 13, 2009 às 7:12 pm

    Adorei o blog dessa linda cidade…
    *

    Amaro // outubro 9, 2009 às 6:11 pm

    São Francisco do Conde é a cidade mais linda do planeta!Digo isso porque muitos vão embora daqui,levam anos fora,depois sem mais nem menos aparecem,principalmente a procura de emprego.A cidade ainda continua calma,fresca,com um por do sol lindissimo e apaixonante!Problemas quem não os tem?Ela ainda é o melhor lugar pra se viver.Aqui todo mundo sabe da vida de todo mundo,quando você engorda ,quando emagrece,quando está legal,quando não está!E é também a terra dos apelidos mais engraçados.Pra viver e ver tudo isso,não precisa ser graduado em nada,venha ver e confira.
    *

    Laís Mônica // outubro 29, 2009 às 2:57 pm

    Minha cidade é linda de mais.
    *

    crisleny // novembro 20, 2009 às 12:41 am

    MINHA CIDADE É LINDA DEMAIS
    *

    JULIETE REIS // janeiro 14, 2010 às 4:48 am

    AMO ESTA CIDADE ELA É UM PARAISO
    *

    Anailton Choriça // fevereiro 25, 2010 às 6:24 pm

    naeci e mora nessa cidade a 35 anos trabalho na secretaria de cultura e turismo e estou fazendo parte da transfomação da minha terra que com a nova gestão pulblica está direcionando o muniocipio para o futuro
    *

    edy // março 25, 2010 às 9:21 pm

    oi Do alto da cidade, a gente pode projetar um tempo passado, há cerca de 700 anos, quando por estas paragens, neste pedacinho do recôncavo da Baía de Todos os Santos, os Tupinambás e os Caetés Negros deslizavam em canoas como as que estão agora no cais. Ou talvez imaginar Américo Vespucci, o florentino, navegando em 1 de novembro de 1501 por estas águas e encarregando-se de batizar a vila de São Francisco, a região inteirinha do recôncavo baiano e o golfão descoberto, que nominou como Baía de Todos os Santos, por ser esta a data em que os católicos comemoram os seus santos todos.

    Riquíssima em manguezais, a região é excelente também para explorar redutos de Mata Atlântica ainda preservados da devastação que ocorreu nos centros urbanos.

    Diversos engenhos e casas de farinha do século XVI ao XIX ainda resiste

  85. Nasci em São Francisco do Conde, estudei em Simões Filho – CIA, Camaçari e Salvador, sou graduado pela UFBA, adoro minha cidade. Possui problemas sociais como qualquer outra cidade, entretanto nossas belezas naturais e o nosso por do Sol, são gratificantes e energéticos para todos que aqui passam. Que por do Sol!!.
    minha cidade, minha paixão.

  86. eu, moro em são francisco do conde. e posso desser que minha cidade é um lugar bom de-se morar . porisso tenho orgulho de ser sãofranciscana

  87. Conheci São Francisco do Conde em 1980, já acampei, pesquei, marisquei perto da Escola Agricola. Realmente é uma cidade linda, pessoas boas como: Zezinho do camarão (esposo da linda Célia), sua filha Isabel Nogueira (essa menina canta demais), está precisando de uma gravadora URGENTE, Tonho com sua terrinha frutifera, Maria do carvão e outros. Quem prejudica a cidade são os péssimos políticos.

  88. EU ADORO ESSA CIDADE POIS PASEI A MINHA INFÂNCIA NELA NA CASA DOS MEUS AVÓS QUE MORAN ATE HOJE AI SÃO FRANCISCO DO CONDE E LINDA DE MAIS E ENCANTA A TODOS EU TE ADORO SÃO FRANCISCO DEO CONDE.

  89. eu sou da cidade de são francisco do conde onde nasci e mim criei, no distrito do monte reconcavo que tem por grande patrimonio a igreja de Nossa Senhora do Monte onde se encontra hoje prestes a desmoronar, o mais engraçado é que por estar tão feia a cituação eles não coloca nenhuma foto da igreja onde estar abandonada pelos poderes publicos……

  90. tenho 16 anos,sou de são francisco do conde, que cidade tranquila, apezar de enfrentar alguns plobemas como qualquer outra cidade.
    posso dizer que politicamente está melhorando com o trabalho de Rilza Valetin prefeita da cidade,
    ela está conseguindo melhorar a situação a cada dia que se passa.
    como cidadão tenho meus direitos,ou seja, pretendo fazer uma faculdade de sistema da informação ou engenharia da computação entre outras, e vou precisar de ajuda da prefeitura;e se eu coneguir este apoio voltarei aqui para dizer que a situação estar realmente melhorando na cidade de são francisco do conde.
    desde de já agradeço pelo espaço.
    msn: jeffersonss74@hotmail.com

  91. Carla de Santana

    Quem desejou um dia essa cidade mais bonita! Que não esta!!! Uma cidade rica, mas pobre, muitas pessoas desemprega. Pq a prefeita só pensa no PAS um cala boca do povo. Td pra ela só quem faz parti do PAS quem não é q se ferir. E João q ela falou quer seria o melhor do mundo esta um menda!!!

  92. eu amo essa cidade i nasci ai i eu digo eu numca vou encontra cidade melhor nu mundo pra morar do q essa ela e boa d + eu vou pra i curti o sao joao i vou rever tudo la e to morrendo de saudades

  93. Minha cidade é linda de+ minha cidade é linda de ver são francisco do conde eu amo você!

  94. essa cidadeé uma miséria total, passei ai 2 anos de fome, dei graças á DEus por ter ido embora, ninguem merece tamanho desrespeito com a população miseravel.

  95. Gostaria de saber se esta cidade não tem orelhão, pois um amigo está nesta cidade e me disse quew não pode me ligar porque não existe um só orelhão pra contar história, que cidade é esta……pelas foto são relamente uma belíssima cidade histórica…..mais se existir algum aí, me informe por favor, com um ponto de referência…..desde já agradeço.bjssssss

  96. A cidade é rica mas o povo é miseravel,a atual Prefeita só pensa nela e no seu querido maridinho.

  97. QUE CIDADE ENCANTADORA, NOS MOSTRA POUCO DA NOSSA IMENSA HISTÓRIA. HÁ MUITOS PATRIMÔNIO HISTÓRICOS E BELISSÍMAS PAISAGENS, SEM CONTAR A CULINÁRIA MARAVILHOSA E A TRANQUILIDADE LOCAL.

  98. Sou neto de Mario Augusto Teixeira de Freitas, que nasceu em SFC.
    Tenho um irmão que me pede informações sobre uma ferrovia que teria existido entre SFC e Salvador. Já estive na cidade várias vezes, e nunca vi vestigios de uma linha ferroviária saindo de SFC, assim como Cachoeira. Na internet não encontrei nada a esse respeito. Essa linha de trem existiu ? E a passagem dos Teixeira é o quê?

  99. Gostaria de saber sinceramente, depois de ter passado tanto ladrão por essa prefeitura e roubado muito, será que essa prefeita que ai está, está roubando também? O povo precisa saber, tenho visto a prefeita nas televisões falando da Cidade, e dizendo que está transformando São Francisco do Conde, será que ela está falando a verdade ou é pura embromação, o povo dessa cidade precisa acordar, e não deixar que maus políticos venham prestar mal serviço e roubar o dinheiro do povo. É preciso saber utilizar o dinheiro em beneficio da comunidade, e o povo tem que fiscalizar e até denunciar esses maus feitores. Politico ladrão tem que ir para cadeia e devolver o dinheiro roubado

  100. Parabéns pelo texto bem cuiao e o teor crítico revelado. Dois elementos que indica sriedade e competência no trabalho informativo.
    Minha linda São Francisco do Conde é assim, uma terra de contradições, muita gente de índole ruim a “administrá-la?!!”.O que mais me impressiona é a cegueira e inércia do poder judiciário. Ele sim, nas eleições decide pela gente.Nunca vi tanta impunidade. Aproveito para gritar para o mundo, socorram os sanfranciscanos, livrai-nos dos bandidos que se arvoram a nos representar nos três poderes!Talvez alguém nos escute ou iremos de vez para o tronco.

  101. Digo, texto bem cuidado e teor crítico revelado…

  102. Quero pedir também, já que o poder público não se habilita para tanto. Que aqueles que puderem mobilizar sua inflûencia para apressarem junto ao governo estadual ou federal ou até que sabe aos organismos internacionais,o envio de recursos técnicos e financeiros para a reforma do Convento de São Francisco. Antes que também esse patrimônio de grande importância cultural, não sucumba, como tantos outros, pelo descaso das autoridades locais.

  103. È a minha cidade!
    Não há outra melhor prá mim! Conheço as pessoas e cada canto. Só lamento, ainda não ter um “político”, que abraçe os Franciscanos; que reconheça-se empregado do povo e cumpra o seu papel como um verdadeiro “Patrióta”. Mas,a maior dor, é ver os seus filhos com os braços cruzados!

  104. Aristoteles leal Borges

    Desejo saber notícias sobre a família Bittencourt Berenguer Cesar, pois desejo montar a arvore genealógica da família, minha avo materna chamava-se Waldemira Bittencourt Leal e o pai dela Evaristo Bittencourt Berenguer Cesar e o pai dele se chamava Antonio Bittencourt Berenguer Cesar

  105. Luciene Cerqueira da Silva

    muito bem Jorge San´d,faço minhas as suas palavras: Luciene Cerqueira

  106. JAYME DE JESUS FILHO

    OLÁ CONTERRANEOS, EU TAMBÉM COMO FILHO (NASCIDO E CRIADO) NESSA MARAVILHOSA CIDADE,NÃO PODERIA DEIXAR O MEU REGISTRO, SOU FILHO DE JAYME BATISTA, MAIS CONHECIDO COMO JAYME DA LOTERIA, O GRANDIOSO JAMECO, TENHO O APELIDO NA BOA TERRA DE “NININHO OU SIMPLESMENTE “NINHO”,NOS ANOS 1970, INFELIZMENTE TIVE QUE DEIXAR A BOA TERRA COM DESTINO A SALVADOR, ISSO FOI FEITO COM LÁGRIMAS NOS OLHOS E O CORAÇÃO PARTIDO,TAMBÉM NÃO FOI A VONTADE DO MEU PAI, AO QUAL O CHAMO DE “PAINHO”,FUI AO ENCONTRO DA VIDA,DO MUNDO,CONTINUAR OS ESTUDOS E PROCURAR TRABALHO, GRAÇAS AO SENHOR BOM DEUS,SENHOR DO BONFIM E A GRANDIOSA CRIAÇÃO DO MEU VELHO,CONSEGUIR SER ALGUÉM NA VIDA,SEMPRE QUE POSSO ESTOU POR LAH, SÃO FRANCISCO DO CONDE TEM TUDO DE MARAVILHOSO, UM POVO GENTIL, AMÁVEL , AMIGO E ALÉM DO MAIS MUITO HUMILDE E SIMPLES, NÃO SEI O QUE SÉRIA DE MIM SE NÃO FOSSE FILHO DESSA ENCANTADA CIDADE, TEMOS NOSSAS BELEZAS NATURAIS, SÃO BENTO, CAJAÍBA,FONTE DO MATO,(ONDE JAH CARREGUEI TANTA ÁGUA PARA ENCHER O POTE),TANTOS LUGARES QUE ENCHERIA ESSA PÁGINA,O NOSSO POR DO SOL,VISTO DO MERCADO OU DA VELHA PONTE, É ALGO ASSIM DESLUMBANTE.
    ATENCIOSAMETE
    JAYME DE JESUS FILHO
    (NINHO OU JAYMINHO)
    TEL: (71) 8718-9101
    (71) 9188-1555

  107. Moro há mais de 50 anos nesta cidade. Mim criei e mim formei em São Francisco do Conde. Hoje trabalho numa empresa estatal. Mas esta minha cidade precisa de muitas mudanças para melhorar a vida dos cidadões. Tem muita gente desempregada. A saúde pública estar a desejar, precisa melhorar.

  108. claudia saulstiano

    olha! eu moro há muitos anos em sao francisco do conde e amo muito essa cidade. percebo nos ultimos anos um processo de transformaçao, que vem contribuindo e muito para que os cidadaos desta terra possam chegar a uma melhor forma de vida. como disse esse momento é um “processo”, por isso, vamos apontar os problemas como forma de contribuição na construção de uma cidade melhor, afinal o ganho é de todos

  109. claudia salustiano

    essa é a minha cidade!!! “correção no sobrenome”

  110. gostaria muito que aqui tivesse disponibilizando bolsas de estudos pois poucos tem acesso a educação do nivel superior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s